Dispêndio energético durante a prática de Exergames: um estudo com crianças da região sul do Brasil

  • Rafaela Espírito Santo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Filipe Silva Centro Universitário Metodista IPA
  • Maristela Souza Centro Universitário Metodista IPA
  • Marcelo Sant"Anna Faculdade Cenecista de Osório (FACOS)
  • Jerri Ribeiro Centro Universitário Metodista IPA
  • Cíntia Stocchero Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Vídeo game, Equivalentes metabólicos, Saúde infantil, Exergames

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o dispêndio energético em jogos de videogame ativo (exergames) e comparar as modalidades de jogo tênis, natação e boxe, considerando as variáveis equivalentes metabólicos (METs), frequência cardíaca e escala subjetiva de esforço. Trata-se de um estudo transversal com amostra de 20 crianças, idades entre 8 e 10 anos, do sexo feminino e masculino. Foi previamente estabelecido que os participantes realizassem 30 minutos de atividade nos jogos virtuais de tênis, natação e boxe, respectivamente, utilizando console Nintendo Wii ®.  O tempo de prática foi dividido em três etapas de 10 minutos para cada modalidade com 5 minutos de intervalo entre as etapas. Foi mensurado peso corporal, estatura, consumo de oxigênio, frequência cardíaca e escala subjetiva de esforço. Foram encontrados valores de média e desvio padrão de 3,1±1,5 METs, 5,2±2,5 METs, 5,63±2,2 METs para as três modalidades respectivamente. Houve diferença estatisticamente significativa entre tênis e natação (IC95%: -3,759; -0,4188) e tênis e boxe (IC95%: -4,170; -0,8723) na variável METS, entre tênis e natação (IC95%: -30,59; -9,807) e tenis e boxe (IC95%: -33,19; -12,41) na variavel frequencia cardíaca. Não foi encontrado resultado estatisticamente significativo entre as modalidades na variável BORG. Observou-se que 25% da amostra realizou atividade física leve, 40% atividade física moderada e 35% atividade física vigorosa. Portanto, nosso estudo indica que a prática de exergames permite que os praticantes realizem atividade física que alcance níveis moderado a vigoroso, podendo ser recomendado para crianças como uma forma das mesmas alcançarem as recomendações de atividade física.

Biografia do Autor

Rafaela Espírito Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ciências Médicas UFRGS/HCPA.Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFRGS.Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA
Filipe Silva, Centro Universitário Metodista IPA
Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA
Maristela Souza, Centro Universitário Metodista IPA
Doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS.Professora titula do Centro Universitário Metodista IPA.
Marcelo Sant"Anna, Faculdade Cenecista de Osório (FACOS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGSProfessor titular da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS)
Jerri Ribeiro, Centro Universitário Metodista IPA
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGSProfessor titular do Centro Universitário Metodista IPA
Cíntia Stocchero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGSProfessora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga.
Publicado
2015-02-28
Seção
Artigos Originais