INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS E DA INFÂNCIA SOBRE OS NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR AOS QUATRO ANOS DE IDADE

  • Pedro Curi Hallal Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Anselmi
  • Mario R Azevedo
Palavras-chave: Desempenho motor, exercício, estudos de coorte, epidemiologia, estudos longitudinais, estudos prospectivos.

Resumo

Este artigo avaliou a influência de variáveis dos primeiros anos de vida sobre o nível de atividade física e desempenho motor aos quatro anos de idade, usando dados de 634 crianças participantes de uma coorte de nascimento. Na análise bruta, as meninas, jovens cujas mães tinham baixa escolaridade no momento do nascimento, com um mau relacionamento com os pares e que apresentaram distúrbios mentais tiveram menor desempenho motor. O nível de atividade física esteve diretamente associado com um bom relacionamento com os pares e ausência de distúrbios mentais. Após ajuste para fatores de confusão, o efeito do relacionamento com os pares permaneceu signifi cativo para ambos os desfechos e a renda familiar apresentou relação positiva com o nível de atividade física. Nosso estudo fornece evidências de um forte efeito do relacionamento com os pares sobre o nível de atividade física e desempenho motor aos quatro anos.
Publicado
2012-09-11
Seção
Artigos Originais