A INFÂNCIA INDÍGENA: PESQUISA COM CRIANÇAS NA ALDEIA CANUANÃ (FORMOSO DO ARAGUAIA - TO)

  • Nathalia Cunha Polese Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Palavras-chave: Infância indígena, Culturas da Infância, Educação Intercultural.

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo investigar a maneira como as crianças indígenas da aldeia Canuanã transitam entre as suas culturas infantis e o universo cultural em que vivem; compreender a infância indígena a partir do olhar dos infantes e analisar a relação das crianças com os modos específicos de socialização da sua comunidade e com as influências interculturais presentes no seu contexto social. Para isto, optou-se pela pesquisa etnográfica na aldeia Canuanã (Formoso do Araguaia -TO), nos anos de 2012 e 2013, na qual se buscou uma perspectiva antropológica de desvelar este universo infantil a partir do olhar das crianças indígenas, utilizando como instrumento principal a observação participante. Também contamos com instrumentos lúdicos como produção de desenhos, andanças pela comunidade orientadas pelas crianças, fotografias, brincadeiras em geral. Os resultados da análise apontaram para três categorias que orientaram o presente estudo: o rio, os mitos e a educação bilíngue e intercultural, que estiveram presentes nas falas e no cotidiano daquele universo infantil.

Biografia do Autor

Nathalia Cunha Polese, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Graduada em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior (ISEIB). Mestre em Educação pela UEMG na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Formação Humana. Integrante do Grupo de Pesquisa: Polis e Mnemosine: educação, memória e culturas (UEMG). Ocupa-se de temas de pesquisa aos estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, infância indígena, interculturalidade.
Publicado
2015-06-28