https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/issue/feedRevista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT2024-03-01T16:52:03+00:00Elvis Silveira-Martinsreat@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Eletrônica de Administração e Turismo</strong> (ReAT) é uma publicação semestral, da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas, de artigos e casos de ensino desde que enquadrados nas seguintes áreas de conhecimento: produção, marketing, estudos organizacionais, recursos humanos, finanças, estratégia, turismo, tecnologia da informação, gestão ambiental, empreendedorismo, agronegócios, inovação, administração pública e terceiro setor.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B1</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2316-5812</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26305EDITORIAL2024-03-01T15:48:14+00:00Elvis Silveira-Martinsno-reply@ufpel.edu.brVilmar Tondolono-reply@ufpel.edu.brMaurício Ragagnin Pimentelno-reply@ufpel.edu.br<p>Editorial do v. 17, n. 2, 2023</p>2024-02-27T11:59:54+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26306JORNADAS HEROICAS2024-03-01T16:52:03+00:00Rodrigo Guimarães Mottarodrigo-motta@uol.com.brWagner Castropilcastropil@mac.comWagner Hilário Padula Borgeswagner.hilariopb@gmail.comMaria Amélia Jundurian Corámariaameliacora@gmail.com<p><strong>Objetivo do estudo:</strong> O objetivo deste artigo foi compreender como seis empresários ou executivos utilizaram intuitivamente o aprendizado baseado na prática das cinco competências que compõem a Teoria do Esportismo e como tais habilidades foram empregadas durante suas trajetórias no esporte e na administração.<strong>Metodologia/abordagem:</strong> Para fins metodológicos, este artigo apresentou uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa narrativa, visando a estabelecer uma amostra de profissionais de administração que fossem referência de êxito em suas áreas.<strong>Principais resultados:</strong> Analisando-se as perspectivas individuais e pessoais dos entrevistados, observou-se como as competências investigadas pela Teoria do Esportismo se mostraram presentes em seus perfis profissionais, de modo que cada um demonstrou ao menos uma habilidade com maior evidência de apropriação.<strong>Contribuições acadêmicas:</strong> A partir de entrevistas semiestruturadas com grandes personalidades do mundo corporativo, o estudo cruzou teórico e empírico de modo a ampliar o entendimento da aprendizagem baseada na prática e do impacto que competências apreendidas no esporte têm na vida profissional.<strong>Contribuições práticas:</strong> A pesquisa buscou demonstrar que, entre as diversas práticas que podem ser executadas visando-se ao atingimento da excelência profissional, a aplicação das cinco competências adquiridas no esporte pode contribuir para o desempenho organizacional e a gestão de negócios.</p>2024-02-27T12:18:34+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26307PLACE BRANDING, CIDADES INTELIGENTES E MÍDIAS SOCIAIS2024-03-01T16:52:03+00:00Patrick Wendell Barbosa Lessapatrickwbarbosa@gmail.comGabriela Gonçalves Silveira Fiatesggsf_70@hotmail.comMarco Antonio de Moraes Ockemarco.ocke@ufsc.br<p><strong>Objetivo:</strong> mapear a produção científica acerca da relação de redes sociais e cidades inteligentes com o conceito de <em>place branding</em>. <strong>Abordagem: </strong>identifica-se a produtividade dos pesquisadores, a distribuição e frequência das palavras-chave mais. Além disto, apresenta-se uma análise sistemática sobre os principais temas abordados, verificando os principais objetivos e lacunas. <strong>Principais resultados: </strong>as principais palavras-chave utilizadas foram <em>image, marketing, tourism </em>e Instagram; há pouca produção que relacione os três temas; percebeu-se que os principais periódicos estão localizados na Europa; e identificou-se que <em>Place branding </em>turístico, Construção da imagem do lugar, Papel dos residentes do lugar, Marca verde do lugar são os principais temas dos artigos da base. <strong>Contribuições:</strong> a criação de novas oportunidades de pesquisas acerca dos temas abordados, detalhando quais são as principais lacunas que vários autores destacaram em seus trabalhos para que novos trabalhos sejam desenvolvidos.</p>2024-02-27T12:24:46+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26308DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO CONTEXTO TECNOLÓGICO NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES2024-03-01T16:52:02+00:00Beatriz Castrobeatriz_gustmann@hotmail.comLuis Felipe Dias Lopeslflopes67@yahoo.com.brVânia Medianeira Flores Costavania.costa@ufsm.brFabíola Kaczamfabiola.eng.prod.utfpr@gmail.com<p>Objetivo do estudo: Compreender a percepção das mulheres em relação às oportunidades, aos desafios e às dificuldades encontradas em incubadoras tecnológicas, sob a luz da divisão sexual do trabalho. Metodologia/abordagem: Optou-se pela realização de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que se realizou com nove mulheres vinculadas ao campo da tecnologia. A etapa de coleta de dados consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas elaboradas com o auxílio de um comitê de avaliação especializado. A análise dos dados ocorreu por meio do <em>software </em>NVIVO<sup>®</sup>. Principais resultados: Os resultados revelam que a divisão sexual do trabalho vem sendo modificada e não superada. Além disso, denota-se que as demandas por participação consentem analisar a complexidade da dinâmica de dominação, composta por resistência e discriminação exacerbada ao gênero. Outrossim, a predominância masculina e o contexto histórico-cultural também delimitam a presença feminina na tecnologia, impactando na amplitude de profissionais na área. Contribuições acadêmicas: O tema em questão retrata uma demanda pertinente para diversas áreas do conhecimento, sobretudo naquelas em que os estudos ínfimos. Contribuições práticas: Os levantamentos do estudo auxiliam com a gestão de organizações de tecnologia, uma vez que poderão reavaliar seus quadros funcionais destinados as mulheres, bem como propor melhorias para o aperfeiçoamento profissional das mulheres, resultando numa possível ascensão profissional.</p>2024-02-27T12:30:11+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26309EMENDAS IMPOSITIVAS MUNICIPAIS2024-03-01T16:52:02+00:00Lucila Carvalho Valladão Nogueira Villelalucila.villela@sou.unifal-mg.edu.brGiovanni Augusto Ferreiragiovanni.ferreira@unifal-mg.edu.brRoger Lealrogerleal01@yahoo.com.brCláudio Roberto Caríssimoclaudio.carissimo@unifal-mg.edu.br<p>O objetivo deste artigo é analisar os principais impedimentos de ordem técnica à execução das emendas impositivas ao orçamento de 2022 do município de Três Corações/MG. Para tal propósito, constrói-se um teórico a partir do conceito de planejamento e orçamento público no Brasil. Em seguida apresenta-se a discussão teórica sobre as naturezas impositiva e autorizativa do orçamento público sob a ótica do poder legislativo e por fim, aponta os impedimentos legais à execução orçamentária e financeira das emendas impositivas individuais. É estudado o caso do município de Três Corações a partir de uma análise documental empregando a estatística descritiva. Os fatores em evidência nos resultados são a ausência de individualização e instrumento jurídico não permitido, enquanto questões relacionadas à regulamentação e valor insuficiente, mesmo que não apareçam com a mesma frequência, podem ser consideradas barreiras importantes. A principal conclusão desta pesquisa é que há uma qualidade questionável na elaboração dos projetos de autoria dos vereadores do município para os recursos de emendas.</p>2024-02-27T12:36:44+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26312GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS IFES2024-03-01T16:52:02+00:00Isca Dantas Dinizisac.diniz.ifrn@gmail.comNapie Silvapie@ufersa.edu.br<p>Este artigo analisa a perspectiva dos ocupantes de cargos de direção do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, quanto à inovação de se estabelecer eleições para todos os ocupantes destes cargos. A pesquisa foi realizada como estudo de caso descritivo explicativo, fundamentada em revisão de literatura sobre os temas de ocupação de cargos de confiança e gestão democrática. Para tal, foram aplicados questionários com uma amostra de servidores ocupantes de cargos de direção contendo questões estruturadas e não estruturadas. Os resultados indicaram que, apesar de haver uma razoável aceitação à iniciativa, ficou evidente o receio em relação aos problemas que podem prejudicar a gestão da instituição. Verificou-se também a ausência de elementos que comprovem que efetivamente essa iniciativa gera maior grau de comprometimento da comunidade acadêmica com a gestão da instituição.</p>2024-02-27T19:26:32+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26313ASSÉDIO MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA2024-03-01T16:52:02+00:00Fernanda Baldo Romerofernandabaldo1@gmail.comLuana Rodrigues Paraguassuluanarparaguassu.adv@gmail.comTatiana Barbosa Rodriguestattibr@gmail.comGeraldino Carneiro de Araújogeraldino.araujo@ufms.br<p>O assédio moral é uma temática cada vez mais presente na Administração Pública. O objetivo do estudo é apresentar uma proposta de um Canal de Acolhimento e Denúncia para questões pertinentes ao assédio moral, no contexto de uma organização pública do Poder Judiciário. Investigou-se a conceituação trazida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a realidade do Tribunal de Justiça (TJ), juntamente com relatórios e cartilhas apresentadas por órgãos fiscalizadores como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), para assim apresentar o Canal de Acolhimento e Denúncia: “#ASSÉDIONÃO”. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação exploratória com abordagem qualitativa. Tratar-se-á de um canal vinculado a Agenda 2030, de fácil acesso, atendimento célere e efetivo, passando pela Comissão de Enfrentamento ao Assédio tanto no início do atendimento quanto da sua finalização, deixando dessa forma a Comissão a par do deslinde das notícias de acolhimento ou denúncia. Sugere-se adaptações na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) com a vinculação de servidores diretamente à Comissão de Prevenção. Com estas alternativas simples e de baixo custo busca-se a efetivação do direito do servidor a um emprego decente e o resguardo da sua dignidade como trabalhador.</p>2024-02-27T19:32:05+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26342A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE (TI-VERDE) EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR2024-03-01T16:52:02+00:00Leonardo Ribeiro Mendesleonardo.cid@gmail.comThaiseany de Freitas Rêgothaiseany.freitas@ufrn.brMaria de Fátima Nóbrega Barbosamfnobregabarbosa@gmail.com<p>O avanço tecnológico, as questões ambientais e as exigências do mercado são fatores que levaram as organizações a discutirem sobre suas relações com o meio ambiente e os impactos do uso da tecnologia. Seguindo essa lógica, o presente estudo objetiva analisar se os aspectos inerentes a adoção da TI-verde, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), impactam na sustentabilidade ambiental. Para tanto, coube realizar um estudo de caso, com aplicação de questionário junto a equipe de gestão (28) e TI (1), e a análise de documentos institucionais que tratam sobre meio ambiente. Os dados apontam que apesar de haver uma preocupação em adquirir equipamentos mais eficientes, terceirizar as impressoras, fazer videoconferência e digitalizar documentos, ainda cabe trabalhar com a questão do uso de papel reciclado, a programação de computadores para desligar fora do turno de trabalho, dentre outras ações. Ademais, nota-se que a Orientação Ambiental e a Orientação Governamental exercem uma influência significativa (<em>p-value </em>< 0,05) e positiva sobre a implementação de Ações de TI-verde na instituição, e que esta tem uma influência positiva e significativa (<em>p-value </em>< 0,01) sobre a Sustentabilidade Ambiental.</p>2024-03-01T15:27:11+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26343MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR COMO PROPULSOR DA INOVAÇÃO EM PROCESSOS2024-03-01T16:52:02+00:00Rafael de Almeida Ferreirarafael.ferreira3891@gmail.comSamuel Bonatosvbobato@gmail.comVanessa de Campos Jungesvanessadecamposjunges@gmail.comCatherine Santos Salomãocathe_santos@hotmail.com<p>Esta pesquisa teve como objetivo analisar o fluxo de operações de um terminal logístico de distribuição de combustíveis. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso, no qual foi realizado o mapeamento das distâncias percorridas pelos motoristas durante seus deslocamentos, desde sua entrada no terminal até o momento de sua saída, após o carregamento. O uso da ferramenta permitiu obter redução de <em>lead time</em> de 39%, redução drástica de distâncias percorridas a pé pelos motoristas, e a identificar a etapa que mais contribui para o tempo total de pré-carregamento. Enquanto sugestões para estudos futuros, com base no avanço da redução dos desperdícios e na ênfase à geração de valor, destaca-se a relevância de se realizar uma avaliação de forma integral do processo de carregamento, dos procedimentos realizados em outros terminais da mesma natureza, além de estudos aprofundados nos conceitos <em>lean, </em>fluxo de valor e na utilização da ferramenta do mapeamento do fluxo de valor, ressaltando os pontos positivos da implementação de para aprofundar a eficiência e eficácia dos colaboradores.</p>2024-03-01T15:33:34+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26344FATORES ASSOCIADOS A DESPESAS COM RESSARCIMENTO DE PESSOAL REQUISITADO2024-03-01T16:52:01+00:00Jailton Fernandes de Azevedojailton.fernandes@hotmail.comAntonio Erivando Xavier Juniorerivando@ufersa.edu.br<p>A Justiça Eleitoral brasileira pode requisitar servidores de outros órgãos para atender suas demandas, o que tem potencial de causar uma dupla perda para os órgãos de origem, que não podem contar com esses servidores e ainda precisam arcar com sua remuneração. Nesse contexto, surgem conflitos relacionados ao orçamento das instituições, evidenciados em movimentos normativos que visam restringir o uso indiscriminado desse instituto, como a regulamentação de limites para reembolso com cessões, requisições e movimentações para compor força de trabalho no âmbito da Administração Pública Federal. Dessa forma, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a associação entre fatores estruturais dos Tribunais Eleitorais (quantidade de servidores requisitados, municípios, zonas eleitorais, eleitorado e cargos efetivos providos) e a despesa executada no elemento de despesa 96 (Ressarcimento de Pessoal Requisitado). Para tanto, dados relativos ao exercício financeiro de 2022 foram obtidos por meio dos portais de transparência dos tribunais, das estatísticas eleitorais do TSE e do portal Siga Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da correlação de <em>Spearman</em>. Foram identificadas correlações negativas moderadas e fortes com o eleitorado, o quantitativo de zonas eleitorais e de cargos efetivos providos dos Tribunais Regionais Eleitorais. Por fim, não foram encontradas associações significativas com a quantidade de servidores requisitados. Esses resultados contribuem para uma melhor compreensão da dependência de servidores requisitados por parte da instituição e podem auxiliar no planejamento orçamentário para os próximos exercícios financeiros.</p>2024-03-01T15:38:14+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/26345GÊNERO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO2024-03-01T16:52:01+00:00Daniela Sousapg404744@uem.brValéria Abucarma Coplas Maximianopg404749@uem.brPriscilla Borgonhoni Chagaspbchagas@uem.brJuliano Domingues da Silvajdsilva2@uem.br<p>O objetivo deste artigo é tecer reflexões iniciais sobre a categoria gênero e sua relação com a produção do espaço urbano na cidade de Maringá. Tendo como principais aportes teóricos a compreensão sobre gênero e produção do espaço urbano, além de perspectivas sobre políticas públicas e habitacionais que alcançam as necessidades das mulheres. Por meio de abordagem qualitativa-descritiva, foi realizada a análise de dados secundários, obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação João Pinheiro (FJP), a Companhia de Habitação do Paraná, e Observatório das Metrópoles - Núcleo Maringá. Evidenciou-se que as mulheres lideraram o déficit habitacional segundo sexo do responsável pelo domicílio no período de 2016 a 2019. A cidade de Maringá apresenta iniciativas voltadas para as mulheres, com destaque para o Programa Qualifica Mulher, Programa Proteção e Dignidade e o Conselho Municipal da Mulher de Maringá e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá. Outra iniciativa de impacto é a disponibilização do botão do pânico que garante a segurança de mulheres vítimas de violência. Os resultados evidenciam a necessária discussão sobre o desenvolvimento de políticas urbanas mais inclusivas e equitativas, a partir de uma perspectiva de gênero. Especificamente sobre a cidade de Maringá, é necessário um maior relacionamento entre as iniciativas promovidas para as mulheres com as políticas habitacionais, visando a redução do déficit habitacional para essa população.</p>2024-03-01T15:46:12+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT