https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/issue/feedRevista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT2024-12-09T14:32:52+00:00Elvis Silveira-Martinsreat@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Eletrônica de Administração e Turismo</strong> (ReAT) é uma publicação semestral, da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas, de artigos e casos de ensino desde que enquadrados nas seguintes áreas de conhecimento: produção, marketing, estudos organizacionais, recursos humanos, finanças, estratégia, turismo, tecnologia da informação, gestão ambiental, empreendedorismo, agronegócios, inovação, administração pública e terceiro setor.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B1</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2316-5812</span></p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>SPELL:</strong> Q3 - 2023</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28141Editorial2024-12-09T14:32:52+00:00Elvis Silveira-Martinsreat@ufpel.edu.brVilmar Tondoloreat@ufpel.edu.brMaurício Ragagnin Pimentelreat@ufpel.edu.br<p>Editorial do v. 18, n. 2, 2024</p>2024-11-22T14:13:44+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28140Contribuição da reorganização societária na performance do valuation: Análise da empresa Suzano S.A.2024-12-09T14:32:52+00:00Gabriela Oliveira Silvaoliveiragabriela4321@gmail.comHanderson Leonidas Saleshlsales@ica.ufmgAndré Luiz Athaydeandreluizathayde@outlook.com<p>Objetivo: O ramo de papel e celulose brasileiro tem crescido e se tornado referência mundial em tecnologia e inovação. Dentro desse ramo, encontra-se a empresa Suzano S.A., que, em 2019, passou por uma reorganização societária, aumentando sua participação no mercado de papel e celulose pela incorporação da empresa Fibria, destaque na produção de eucalipto, tornando-se a maior produtora de celulose do mundo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição da reorganização societária da Suzano S.A. na performance de seu valuation. Metodologia: Para tal, adotou-se o método de fluxo de caixa descontado para comparação de seu valuation posterior à reorganização societária com o seu valor ex ante. Principais resultados: Dentre outros achados, verificou-se que o valuation da Suzano S.A. apresentou ascensão de 7,18 vezes quanto ao período pré organização societária, representando aumento de 41% nas receitas dada a elevação das vendas. Os valores da avaliação relativa da Suzano S.A. comparados anterior e posteriormente à reorganização societária apontam que a tomada de decisão pela incorporação foi assertiva. Contribuições acadêmicas e práticas: Por mais que o cálculo do valuation seja subjetivo, por considerar projeções do ambiente externo, a avaliação acusa ganhos proporcionados pela tomada de decisão. Sendo assim, esse método colabora para compreender os ganhos ou perdas existentes em um ambiente de risco e incertezas.</p>2024-11-22T14:15:11+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28139Impactos das remoções por motivo de saúde no planejamento organizacional do IFPA: Desafios e perspectivas para a gestão de pessoas2024-12-09T14:32:51+00:00Keila Vargassiass.progep@ifpa.edu.brAlexandre Rabêlo Netoalexandrenaka@hotmail.com<p>Objetivos do estudo: O estudo analisou o fenômeno das remoções por motivo de saúde em relação ao planejamento organizacional do Instituto Federal do Pará. Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, descritiva, documental e analítica. Utilizou-se uma análise temática, refletindo a realidade levantada a partir da triangulação entre os dados primários e secundários e as contribuições evidenciadas na literatura. Principais resultados: Notou-se uma carência de mecanismos eficazes para a reposição rápida de servidores e uma redução de desempenho dos servidores remanescentes, o que compromete as metas institucionais e a qualidade dos serviços, gerando adoecimento e, consequentemente, novas remoções por saúde. Contribuições acadêmicas: A complexidade das organizações em ambientes governamentais e sua importância para a sociedade vislumbram novas abordagens e teorias objetivando modificar a forma de gestão. Compreender o fenômeno poderá contribuir para a aplicação de boas práticas organizacionais, além de direcionar possibilidades para avanços teóricos no campo da Gestão Pública. Contribuições práticas: Os desafios enfrentados na gestão de pessoal revelam uma necessidade urgente de políticas adaptáveis e eficientes para a movimentação de servidores, mediante uma gestão estratégica da força de trabalho na Administração Pública.</p>2024-11-22T14:16:15+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28138Cultura organizacional e modelos de gestão: Entre o foco no cidadão e o cumprimento de normas2024-12-09T14:32:51+00:00Renata Albuquerque de Carvalhorenata.carvalho@ufersa.edu.brNapie Galve Araújo Silvapie@ufersa.edu.br<p>Objetivos do Estudo: Analisar os modelos burocrático e gerencial, à luz da cultura organizacional, das práticas administrativas de uma universidade pública em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Metodologia: Os dados que compõem o corpus deste trabalho são de natureza qualitativa e foram obtidos por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas. Foram realizadas 7(sete) entrevistas em profundidade, nas quais os sujeitos eram arguidos por meio de perguntas compatíveis com as características dos diferentes modelos de gestão. Principais Resultados: A partir da análise dos dados coletados, destaca-se o apego à burocracia como forma de proteção utilizada pelos servidores. Contribuições Acadêmicas: Se propõe realizar a pesquisa com um número maior de participantes, em diferentes postos da hierarquia de trabalho. Contribuições Práticas: Dentro do propósito de identificar a percepção dos servidores que atendem ao público em relação às características de suas práticas, e notar se estão mais próximas do cumprimento de normas, impessoalidade e hierarquia ou do foco nas necessidades dos cidadãos.</p>2024-11-22T14:20:47+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28137A análise documental de atas da instância de governança regional do turismo da Baixada Verde/ RJ2024-12-09T14:32:51+00:00Fausi Kalaoumfausikalaoum@gmail.comLuiz Gonzaga Godoi Trigotrigo@usp.br<p>Instâncias de Governança Regional são grupos compostos por agentes interessados em desenvolver o turismo de maneira, como o nome sugere, regionalmente e que são orientadas pelo Governo Federal diante da estratégia de regionalização que substituiu, há cerca de duas décadas, a de municipalização. Dado este contexto, este trabalho teve como objetivo trazer os resultados das análises de documentos produzidos pela IGR Baixada Verde (IGRBV), no Rio de Janeiro, ao longo dos seus anos de existência. Enquanto método, utilizou-se a Etnografia Institucional que foca na atuação de cada sujeito que compõe uma instituição. Enquanto técnica, além da revisão bibliográfica, a já mencionada análise documental de atas de reuniões ordinárias e extraordinárias que foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (AC). Enquanto resultados, pode-se mencionar ao menos três: 1- a dificuldade da IGRBV em se formalizar, dada a ação contraproducente do próprio Ministério do Turismo que não garante uma dotação orçamentária para as regiões turísticas; 2- A importância de debater sobre transparência na escala regional; e 3- a necessidade de incluir grupos políticos e universitários nestas arenas de debate e tomada de decisão. A contribuição acadêmica deste trabalho versa, portanto, na necessidade de refletir criticamente a atualização das estratégias federais para o desenvolvimento do turismo. A partir destas reflexões, é possível desenvolver novas práticas de planejamento e compreensão da governança e das respectivas regiões turísticas brasileiras. Importante mencionar que este resultado é parte de uma pesquisa maior que resultou em uma tese de doutorado.</p>2024-11-22T14:21:35+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/28136Especificidades das respostas de micro, pequenas e médias empresas turísticas em contexto de crise2024-12-09T14:32:51+00:00Ananda Aparecida Rossi Bastosanandabastos@usp.brPaulo Henrique Assis Feitosapfeitosa@usp.br<p>A pandemia da COVID-19 gerou um contexto de crise nos negócios devido à imposição de restrições de movimentação, limites à capacidade de viagens e diminuição drástica da demanda, especialmente no setor turístico.<br>a) Objetivos do estudo: O estudo buscou responder se houve diferenças estatisticamente significativas nas respostas frente à COVID-19 de micro, pequenas e médias empresas, MPMEs, do setor turístico comparativamente a MPMEs de outros setores econômicos.<br>b) Metodologia: Para analisar um conjunto único de dados de 6.138 MPMEs brasileiras, adotou-se um método quase-experimental com a composição de um grupo de tratamento, formado pelas MPMEs atuantes no ramo de turismo, e um grupo de controle, composto por MPMEs dos demais setores. Para minimizar possíveis vieses relacionados à heterogeneidade própria das MPMEs e dos respectivos responsáveis, realizou-se um pareamento entre os participantes de cada grupo. Em seguida, aplicou-se o teste 𝑡 para avaliar se existiam diferenças estatisticamente significativas entre as médias dos grupos.<br>c) Principais resultados: Os achados revelaram diferenças observáveis entre os grupos de tratamento e controle. Contudo, após o pareamento, o tratamento pelo teste 𝑡 não apontou diferenças estatisticamente significativas nos efeitos de atuar no ramo de turismo ou nos demais ramos nas variáveis analisadas.<br>d) Contribuições acadêmicas: Apesar da abundância de literatura sobre como organizações respondem a crises e choques externos, estudos empíricos são menos comuns, logo, esse estudo contribuiu para a compreensão mais completa do fenômeno.<br>e) Contribuições práticas: Considerando a escassez de recursos e atenção, o estudo é um instrumento de apoio ao desenvolvimento de políticas e estratégias específicas para as empresas do setor turístico.</p>2024-11-22T14:22:36+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT