A UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL (PROSEPA) EM UM ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA (4º. BPM)

  • Tiago Botelho Domingues UFPel
  • Fabio da Silva Piñeiro UFPel

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo discutir a utilização da comunicação como um dos pilares do marketing para o desenvolvimento do Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes na Brigada Militar – PROSEPA, cujo mesmo uma política institucional da Brigada Militar, sendo alvo de estudo o trabalho desenvolvido no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) no município de Pelotas. Quanto à abordagem do problema utilizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa que buscou coletar dados, através de relatório e entrevista realizada com a Sargento responsável pelo PROSEPA. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso de históricos organizacionais, que é quando se trata de uma instituição que se deseja examinar, além da técnica de pesquisa realizada pela avaliação de dados coletados em documentos e depoimentos orais registrados pelo pesquisador ou pelo próprio entrevistado, denominada histórias de vida. Concluiu-se que a prevenção, que é uma das bases do PROSEPA, e de outros programas oriundos de políticas institucionais que vêm sendo aplicados pelos estados e municípios, necessita um maior acompanhamento e interesse por parte destes, pois através da utilização da comunicação como um dos pilares do marketing, propicia avaliações e resultados de pesquisas onde poderá ser percebida a sua importância. Verificou-se então que, trabalhar constantemente na visibilidade das atividades do PROSEPA, utilizando-se dos meios de comunicação, as tornam mais acessíveis à sociedade e, consequentemente, propiciam a obtenção de maiores incentivos municipais e estaduais, pressionando assim as organizações públicas envolvidas a disponibilizarem recursos, vagas e demais condições, definitivamente as legitimando e deixando-as mais fortes. 

Biografia do Autor

Tiago Botelho Domingues, UFPel
Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2013), Faculdade de Administração e Turismo, UFPel – RS.Técnico em Contabilidade (1998) pelo Colégio Estadual Getúlio Vargas (atual Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas). Rio Grande – RS. Servidor público municipal estatutário (Agente de Trânsito) da Prefeitura Municipal de Pelotas – RS. Diretor do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP). Pelotas – RS. 
Fabio da Silva Piñeiro, UFPel
Pós-Graduando em Marketing e Comunicação (2013) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Porto Alegre – RS. Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2013), Faculdade de Administração e Turismo, UFPel. Pelotas – RS.Graduado em Marketing (2011) pela Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Pelotas – RS.Técnico em Marketing e Vendas (2002) pelo Colégio Anglicano Santa Margarida (atual Prédio Santa Margarida – UCPel). Pelotas – RS.
Publicado
2013-07-12
Seção
Artigos