https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/issue/feedRevista Eletrônica Academicus2016-01-21T20:43:01+00:00Maria da Graça Saraiva Nogueiraproffgraca@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>[DESCONTINUADA]</strong></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/article/view/5673IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO DA CIDADE DE PELOTAS2016-01-21T20:41:11+00:00Nicoline Pinheiro Fernandesnicolinepf@hotmail.comLuciele dos Santos da Costaluciele.costa@gmail.com<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: ">Este trabalho aborda a questão da implementação da gestão da qualidade na área de gestão de serviços. Para isto, verificou-se a utilização da teoria na prática da organização, a relação entre motivação e qualidade, e a influência das ferramentas de qualidade. Desta forma, realizou-se um estudo de caso em uma imobiliária da cidade de Pelotas, no qual foram realizadas entrevistas e a aplicação de questionários aos colaboradores. Através do levantamento da bibliografia e da análise dos dados, foi possível constatar alguns aspectos importantes e seus reflexos na empresa, como a questão da motivação, o uso das ferramentas de qualidade e como isso afeta a satisfação e o desempenho dos funcionários.</span></p>2016-01-21T20:43:01+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Academicushttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/article/view/5695Perfil do Estudante do Curso de Bacharelado em Administração Diurno da Universidade Federal de Pelotas2016-01-21T20:39:11+00:00Henrique Mantovani Baldassoh.baldasso@me.comFlávia Braga de Azambujaflaviaazambuja@gmail.com<p><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman', serif;">Este estudo tem como objetivo </span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: ">identificar e descrever o perfil do estudante de graduação do curso de Bacharelado em Administração Diurno da Universidade Federal de Pelotas. A partir da adesão da Universidade Federal de Pelotas ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e ao Sistema de Seleção Unificada, a comunidade discente passou a ter uma nova configuração caracterizada pela pluralidade de sotaques e de características culturais de todas as unidades da federação. Conhecer o público alvo, as características e as condições socioeconômicas dos estudantes do Curso de Bacharelado em Administração, podem interferir no sucesso de Políticas Públicas como as de apoio à pesquisa, ensino e extensão, além de programas de assistências estudantil entre outras. O estudo mostrou predomínio de mulheres (53%), solteiros (89%), sem filhos (87,50%) e vindos de escola pública (72%).</span></p><p> </p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>Palavras-chave</strong>: Estudante de Administração; perfil socioeconômico; renda; idade; preferencias.</p>2016-01-21T20:43:01+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Academicushttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/article/view/5702REFLEXOS DOS TRAÇOS DA CULTURA BRASILEIRA EM UMA EMPRESA FAMILIAR2016-01-21T20:40:14+00:00Ary Valdir Redüaryredu@yahoo.com.brEste trabalho apresenta um estudo sobre os reflexos dos traços da cultura brasileira em uma empresa familiar, o Jornal Tradição Regional, com sede em Pelotas, Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que se caracteriza como estudo de caso. Os resultados sugerem que alguns traços pertencentes à cultura brasileira estão presentes na estrutura da empresa.2016-01-21T20:43:01+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Academicushttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/article/view/6553AS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS PARA UMA EMPRESA DE LUCRO REAL, NO QUE TANGE O ÓRGÃO DA UNIÃO FEDERAL, ANTES E DEPOIS DO DECRETO LEI. Nº 6.0222016-01-21T20:41:41+00:00Cristiane Inácio Leitecrisleitecontadora@gmail.comO mundo passa por mudanças a cada segundo, diante disto não seria diferente se tratando de empresas e conjuntos de informações que devem ser repassados aos órgãos fiscalizadores. Na contabilidade, desde 2007, prestadores de serviços contábeis estão passando por atualizações para atender as empresas, principalmente às tributadas pelo regime de apuração do Imposto de Renda no Lucro Real. O presente artigo tem por objetivo demonstrar o que mudou na escrituração contábil fiscal, após publicação do decreto nº. 6.022, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital, composto por doze projetos diferentes, a maioria já implantada, outros em fase de implantação e alguns em fase de desenvolvimento. Descreve o projeto, como ele está dividido, fazendo uma comparação de como era e como está à escrituração dos documentos fiscais dentro da escrita fiscal, em cumprimento as novas obrigações acessórias. A metodologia utiliza-se de pesquisas em referencias bibliográficas, artigos, sítio da Receita Federal e do SPED. Com todas as análises e pesquisas realizadas, conclui-se que toda mudança é bem vinda, apesar de haver resistência inicial por parte dos que recebem. Porem, essa situação é facilmente revertida com treinamento, informação e oportunidade de conhecimento, que resulta em entendimento e aceitação do que é proposto.2016-01-21T20:43:01+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Academicushttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Academicus/article/view/5687GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSUMOS DESTINADOS AO SETOR MÉDICO HOSPITALAR2016-01-21T20:42:35+00:00Nicoline Pinheiro Fernandesnicolinepf@hotmail.comLuciele dos Santos da Costaluciele.costa@gmail.com<span style="font-size: 12.0pt; mso-bidi-font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: ";Times New Roman";,";serif";; mso-fareast-font-family: ";Times New Roman";; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA;">Este artigo aborda a utilização dos meios e técnicas de gestão da cadeia de suprimentos. Para isso, verificou-se a utilização da teoria na prática da organização através de um estudo de caso realizado em uma empresa que atua no ramo de produção de equipamentos médico-hospitalares localizada na cidade de Pelotas. Através do levantamento da bibliografia e dos dados obtidos por meio de entrevista realizada com o coordenador de materiais, foi possível constatar alguns aspectos importantes e seus reflexos na empresa. No final do estudo foi demonstrado sugestões de melhorias dos processos organizacionais.</span>2016-01-21T20:43:01+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Academicus