A EJA E A PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS

  • Matheus Alves Braun Universidade Federal de Pelotas
  • Isadora Rangel Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Caren Ferreira Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Leal Bonilha Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo, A EJA e a pandemia de Covid-19 em uma Escola Municipal de Pelotas, desenvolvido por alunos do curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, bolsistas do PIBID Artes Visuais, pretende refletir sobre o agravamento da situação, já precária, da EJA, ocasionado pela pandemia do Covid-19. Bem como, com base em propostas já existentes para promover uma educação de qualidade para estes discentes, busca argumentar sobre a possibilidade de acontecer mudanças neste período pandêmico, que promovam a integração dos alunos e os motivem a permanecerem na escola e serem ativos em suas atividades escolares. Para atingir os objetivos do artigo, busca-se entender as nuances que complementam este núcleo (EJA), as causas de evasão e a relação entre os alunos e professores. Os autores do artigo compreendem a educação inclusiva como meio para uma educação mais humana e acessível para todos, de uma forma que leva em conta suas diferentes realidades, dificuldades e modos de aprender. Para fundamentar a pesquisa, utilizou-se citações dos seguintes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, bell hooks, entre outros.

Biografia do Autor

Matheus Alves Braun, Universidade Federal de Pelotas
Licenciando em Artes Visuais (UFPel)
Isadora Rangel, Universidade Federal de Pelotas
Licencianda em Artes Visuais (UFPel)
Ana Caren Ferreira Rosa, Universidade Federal de Pelotas
Licencianda em Artes Visuais (UFPel)
Caroline Leal Bonilha, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Educação Ambiental (UFPel)
Publicado
2022-01-06