ESCRITA DE SI, MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS NO GRUPO DE PESQUISA CAIXA DE PANDORA

  • Pâmela Fogaça Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Cristina Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Nádia da Cruz Senna Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Inspiradas pela utilização do termo her(story) nas pesquisas de Maria Brígida de Miranda (2018), o qual a artista adota para sublinhar uma historiografia masculina e a fim de escrever a história a partir das experiências de mulheres, dentro e fora da arte; bem como atentar, enquanto pesquisadoras, para as outras histórias da arte e para quem são as sujeitas escrevendo nas bordas do cânone, como levanta Rafael Cardoso (2009). Nós objetivamos contar o trajeto do Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: Estudos sobre gênero, arte e memória (UFPel/CNPQ), através de uma escrita de si feminista, conforme propõe Margareth Rago (2018), narrando e registrando estratégias, rastros e rumos a partir dos estudos realizados nas ações Lendo Juntas: Circuito I e II (2018), Poéticas de Pandora (2019), Abraços de Pandora: Diálogos de Artistas e Pesquisadoras (2021); seus desdobramentos e reverberações, nas pesquisas de cada uma das participantes e trabalhos coletivos, como o vídeo Vozes de mulheres (2020).

Biografia do Autor

Pâmela Fogaça, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais / UFPel
Vanessa Cristina Dias, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda das Artes Visuais - licenciatura/UFPel
Nádia da Cruz Senna, Universidade Federal de Pelotas
Professora Associada, Centro de Artes/UFPel
Publicado
2022-01-06