DO ARCAICO AO CONTEMPORÂNEO: PROCESSOS DE DESIGN PARA A CONSTRUÇÃO DA MARCA AMBAR

  • Júlia Vargas Abreu Universidade Federal de Pelotas
  • Oscar Pereira Goulart Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Lúcia Bergamaschi Costa Weymar Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo objetiva descrever e analisar etapas desenvolvidas para projeto de (re)design da marca Ambar (Associação dos Amigos do Museu Parque da Baronesa), sediada em Pelotas, RS. A partir da metodologia projetual proposta por Peón (2003), o design de identidade, construído em três fases, problematização, concepção e  especificação - teve o propósito de representar a associação ligada ao museu através de suas características estilísticas, arquitetônicas e/ou culturais, ligadas tanto ao arcaico quanto ao contemporâneo. O Museu Parque da Baronesa é um dos principais pontos históricos e turísticos da cidade de Pelotas. Portanto, no que se refere à etapa de problematização, realizamos um mapeamento histórico para investigar pontos de identificação relevantes. Devido o isolamento social resultado da pandemia advinda da Covid-19 a visita ao local tornou-se impossível e decidimos experienciar o “território” de modo virtual a fim de examinar sua estrutura arquitetônica bem como seu acervo de obras de arte. Quanto à concepção, a fase criativa do projeto, planejamos possíveis estratégias projetuais até decidirmos, junto aos membros da associação e à professora coordenadora, pela  representatividade do local através de uma marca que deixa evidente as possíveis conexões entre o arcaico e o contemporâneo. Em relação à fase da especificação, finalmente, definimos as questões técnicas em um pequeno manual da marca no qual algumas aplicações institucionais são apresentadas.

Biografia do Autor

Júlia Vargas Abreu, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda/UFPel
Oscar Pereira Goulart Neto, Universidade Federal de Pelotas
Graduando/UFPel
Lúcia Bergamaschi Costa Weymar, Universidade Federal de Pelotas
Dra/UFPel
Publicado
2022-01-06