https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/issue/feedCHAPON CADERNOS DE DESIGN / CENTRO DE ARTES / UFPEL2021-06-15T23:53:35+00:00Chris de Azevedo Ramilrevistachaponufpel@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTROS DE ARTES/ UFPEL é mantida pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Digital da Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Centro de Artes da UFPel.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B3 </p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN: </strong>2596-0369</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21283SUMÁRIO DA EDIÇÃO2021-06-15T23:53:11+00:00João Fernando Igansi Nunesfernandoigansi@gmail.comApresenta o sumário do que é apresentado no volume 2, 2021.2021-06-15T23:53:11+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21259PREFÁCIO - MEMÓRIA GRÁFICA: UMA BREVE REFLEXÃO2021-06-15T23:53:11+00:00Paula Garcia Limapaulaglima.precufpel@gmail.com<span class="fontstyle0">O design gráfco é uma atividade que origina muito do que visualmente compõe o nossos cotidianos: a embalagem do pão consumido no café da manha, a agenda onde são organizados os compromissos do dia, o jornal, o cardápio do restaurante, o cartaz do evento, o papel de bala, o rótulo da garrafa, a bula do remédio, o livro, o folder, a etiqueta da roupa, o aplicativo do banco e outras interfaces digitais, as marcas tantas que identifcam um sem número de produtos e serviços...</span> <br /><br />2021-06-15T23:53:11+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21260INTRODUÇÃO - MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA2021-06-15T23:53:14+00:00Leticia Pedruzzi Fonsecalepedruce@gmail.com<span class="fontstyle0">Este artigo apresenta a denominação e a trajetória da Memória Gráfca Brasileira, discutindo o surgimento e a conceituação do termo e apresentando as iniciativas que corroboram para a construção do campo de estudos: projetos de<br />pesquisas, laboratórios, eventos e publicações. Para isso, são tratados os conceitos e defnições que permeiam a discussão proposta: memória,<br />história, cultura material, artefatos gráfcos, efêmeros, história do design e identidade brasileira. Conclui-se que é uma área de estudos<br />promissora e em desenvolvimento e que as memórias gráfcas regionais são basilares para a construção da identidade brasileira, na medida em que revelam a complexidade e a riqueza da produção da cultura material por meio das<br />variadas abordagens dos vestígios materiais representando as práticas projetuais e a dinâmica social local em cada época.</span> <br /><br />2021-06-15T23:53:14+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16943Análise Gráfica do jornal Lampião da Esquina2021-06-15T23:53:17+00:00Betina Rezende de Castrobetina.rezendecastro@gmail.comLeticia Pedruzzi Fonsecalepedruce@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi analisar o projeto editorial e gráfico das 41 edições do jornal <em>Lampião da Esquina</em>, o primeiro jornal homossexual do país, surgido na década de 70, com a finalidade de apresentar a história gráfica do movimento gay brasileiro, destacando o período de resistência dos movimentos sociais à ditadura e ascensão da imprensa alternativa. O jornal circulou em todo o país de 1979 a 1981; abordou assuntos como aborto, feminismo, homossexualidade, transexualidade, dando voz a uma minoria marginalizada.</p>2021-06-15T23:53:17+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/18390Ilustração crítica e o engajamento social no design gráfico2021-06-15T23:53:19+00:00Cláudio Aleixo Rochaclaudioaleixo1@gmail.com<p>A proposta do artigo é discorrer teoricamente o conceito de design gráfico socialmente engajado e expor de que maneira a ilustração crítica pode ser pensada e materializada a partir desse conceito. Outro ponto abordado pelo trabalho diz respeito a importância do ensino do design gráfico socialmente engajado e dos princípios da ilustração crítica na formação do designer gráfico brasileira. Tais apontamentos são exemplificados em trabalhos de diferentes ilustradores que divulgam seus projetos visuais no ambiente on-line. Ambos utilizam a ilustração crítica como forma de questionamento e engajamento em diferentes causas sociais. Seus processos criativos têm em comum o uso da reapropriação de imagens que circulam no ambiente social, cultural e mercadológico. Foram escolhidos para este artigo o projeto “Anti-Logo, as ilustrações críticas dos designers Eduardo Salles, Adel Banfeel, Marco Melgrati e do artista gráfico Pawel Kuczynsk.</p>2021-06-15T23:53:19+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/19378Cultura visual e memória gráfica em ex-líbris2021-06-15T23:53:22+00:00Márcia Della Flora Cortesmarciadfc@yahoo.com.brJoão Fernando Igansi Nunesfernandoigansi@gmail.com<span lang="PT">O ex-líbris, como um artefato gráfico que registra a propriedade de livros, apresenta signos visuais, linguísticos e/ou icónicos, que por vezes, são dotados de qualidades artísticas. E sobretudo, a materialidade, a forma e o conteúdo desse objeto é um suporte de memória, uma vez que representa práticas culturais, hábitos de consumo, relações sociais e estilos de vida que ocorreram numa determinada época. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é refletir sobre a construção da memória a partir do que o ex-líbris gravado produz tecnicamente e veicula em narrativas visuais e textuais. Para tanto, como metodologia, foram identificados ex-líbris do século XIX que pertencem à coleção do acervo raro da Bibliotheca Rio-Grandense, da cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.</span>2021-06-15T23:53:22+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20121Guerrilla Girls: O design como forma de ativismo2021-06-15T23:53:25+00:00Gabriela Bandeira da Rosaheygabrielabr@gmail.comRoberta Coelho Barrosrobertabarros@gmail.com<p dir="ltr"><span>Neste trabalho será abordado a maneira como o grupo norte americano </span><span>Guerrilla Girls</span><span> usou/usa o design e a arte como forma de ativismo das pautas feministas e políticas, analisando sua abordagem gráfica.</span></p><p dir="ltr"><span>Palavras-chave: Guerrilla Girls, Design; Ativismo.</span></p><div><span><br /></span></div>2021-06-15T23:53:25+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20155Design e artesanato: auxílio para o pré desenvolvimento de uma identidade visual2021-06-15T23:53:26+00:00Luiza Pinto Azevedoluizapazevedo125@gmail.comPatrícia Lopes Damascenopldamasceno@gmail.com<p dir="ltr"><span>Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso</span><span> que tem como objetivo auxiliar o designer na etapa de pré desenvolvimento de uma identidade visual para um artesão, tendo por base a metodologia de Design Participativo (BATISTA, 2011). Para alcançar esse objetivo, foi explicitada a relação entre design e artesanato e esclarecido o conceito de identidade visual para um artesão, a partir de de Borges (2011), Sebrae (2014) e Batista (2011). Por fim, apresenta-se uma análise de marcas desenvolvidas para artesãos, na qual se utilizou da técnica de benchmarking (CARLINI, 2004) aliada aos princípios do design. Como resultados foi possível observar que o artesanato é parte indispensável da cultura de um povo, representa suas práticas e costumes, além de influenciar diretamente na economia de um determinado lugar. Também foi possível perceber que identidades visuais desenvolvidas especialmente para artesãos através da metodologia de </span><span>Design Participativo</span><span> preza pela participação deste em todas as etapas do processo do desenvolvimento de uma marca.</span></p>2021-06-15T23:53:26+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/17678O processo de criação de Um Sísifo Ilustrado: mesclando metodologia e poética2021-06-15T23:53:29+00:00Guilherme Buenoguilhermebueno2912@gmail.comAna da Rosa Bandeiraanaband@gmail.com<p class="normal">O presente artigo apresenta a metodologia projetual empregada para a criação de uma adaptação, em formato de livro ilustrado, do ensaio filosófico <em>O mito de Sísifo</em> (2018), de Albert Camus, resultado prático do Trabalho de Conclusão de Curso <em>Um Sísifo Ilustrado</em> (BUENO, 2019). Além disso, este artigo discute brevemente a interação entre arte de design no universo dos livros ilustrados. Embasado em revisão bibliográfica e pesquisa documental, o objetivo principal deste texto é, em suma, servir de referência para aqueles que desejam entender melhor o processo de criação deste tipo de livro, ou que queiram efetivamente desenvolver o seu.</p>2021-06-15T23:53:29+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16679Memória gráfica em tempos líquidos: Como preservar o Livro Digital2021-06-15T23:53:32+00:00Thaís Cristina Martino Sehncrisehn@hotmail.comJosé Luís Farinatti Aymoneaymone@ufrgs.br<p>O objetivo deste trabalho é refletir sobre a memória humana na cibercultura a partir do que se compreende por “livro digital”. Com base no conceito de Zigmunt Bauman, o estudo enfoca a transição da Modernidade Sólida para a Líquida, possibilitando compreender os preceitos que configuraram a Modernidade Líquida, e nesta, o cenário social no qual se insere o sujeito leitor. Percebe-se em diversos contextos culturais o reflexo deste estatuto das informações computacionais, através de características como efemeridade, fragmentação e desterritorialização. Na cibercultura tais peculiaridades tornam-se muito claras. Através do hipertexto e da hibridização de linguagens o livro ganha novas configurações nas “prateleiras” virtuais.</p>2021-06-15T23:53:32+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPELhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21284VISUALIDADES2021-06-15T23:53:35+00:00Nadia Leschkonadia.ufpel@gmail.comGuilherme Tavaresgui.tavares@gmail.com<span class="fontstyle0">10 ANOS DO CINEFILO<br /></span><span class="fontstyle2">CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA DA UFPEL<br />O Suldesign Estúdio é um projeto que desenvolve soluções<br />de design para demandas da Universidade com a participação<br />de alunos dos cursos de design gráfico e digital da UFPEL, sob<br />orientação e supervisão de profissionais técnicos e docentes.<br />Um dos projetos atendidos pelo Suldesign foi o CINEFILO,<br />o Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPEL.<br />Sob a coordenação e a curadoria do professor Luís Rubira,<br />a partir de 2010 foram realizadas dez edições anuais do Ciclo,<br />cada qual propondo uma temática diferente. Pelo seu caráter<br />educativo, cultural e sem fins lucrativos, a participação no<br />CINEFILO era inteiramente gratuita e aberta à comunidade.<br />Ao longo de dez anos foram exibidas e debatidas centenas de<br />obras da filmografia mundial.<br />O Suldesign esteve presente desde a primeira edição do Ciclo,<br />sendo responsável por todo material gráfico do projeto, desde<br />a criação da marca até os cartazes, banners e folders de cada<br />edição. A única exigência era a utilização de uma obra de arte<br />escolhida pelo coordenador do projeto para cada edição.<br />Aqui apresentamos um pequeno resumo do que foi produzido<br />ao longo desses dez anos, destacando o conceito visual e os<br />elementos gráficos utilizados em cada edição do CINEFILO.</span> <br /><br />2021-06-15T23:53:35+00:00Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL