CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD <p>A revista&nbsp;CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTROS DE ARTES/ UFPEL é mantida pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Digital da Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Centro de Artes da UFPel.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B3&nbsp;</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2596-0369</span></p> pt-BR <p><span>Os autores são os responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. O manuscrito submetido deve ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade, assinada por todos os autores, em que afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.</span></p><div><span><br /></span></div> no-reply@ufpel.edu.br (joao fernando) fernandoigansi@gmail.com (joao fernando igansi nunes) ter, 15 jun 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 SUMÁRIO DA EDIÇÃO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21283 Apresenta o sumário do que é apresentado no volume 2, 2021. João Fernando Igansi Nunes Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21283 ter, 15 jun 2021 23:53:11 +0000 PREFÁCIO - MEMÓRIA GRÁFICA: UMA BREVE REFLEXÃO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21259 <span class="fontstyle0">O design gráfco é uma atividade que origina muito do que visualmente compõe o nossos cotidianos: a embalagem do pão consumido no café da manha, a agenda onde são organizados os compromissos do dia, o jornal, o cardápio do restaurante, o cartaz do evento, o papel de bala, o rótulo da garrafa, a bula do remédio, o livro, o folder, a etiqueta da roupa, o aplicativo do banco e outras interfaces digitais, as marcas tantas que identifcam um sem número de produtos e serviços...</span> <br /><br /> Paula Garcia Lima Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21259 ter, 15 jun 2021 23:53:11 +0000 INTRODUÇÃO - MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21260 <span class="fontstyle0">Este artigo apresenta a denominação e a trajetória da Memória Gráfca Brasileira, discutindo o surgimento e a conceituação do termo e apresentando as iniciativas que corroboram para a construção do campo de estudos: projetos de<br />pesquisas, laboratórios, eventos e publicações. Para isso, são tratados os conceitos e defnições que permeiam a discussão proposta: memória,<br />história, cultura material, artefatos gráfcos, efêmeros, história do design e identidade brasileira. Conclui-se que é uma área de estudos<br />promissora e em desenvolvimento e que as memórias gráfcas regionais são basilares para a construção da identidade brasileira, na medida em que revelam a complexidade e a riqueza da produção da cultura material por meio das<br />variadas abordagens dos vestígios materiais representando as práticas projetuais e a dinâmica social local em cada época.</span> <br /><br /> Leticia Pedruzzi Fonseca Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21260 ter, 15 jun 2021 23:53:14 +0000 Análise Gráfica do jornal Lampião da Esquina https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16943 <p>O objetivo deste trabalho foi analisar o projeto editorial e gráfico das 41 edições do jornal <em>Lampião da Esquina</em>, o primeiro jornal homossexual do país, surgido na década de 70, com a finalidade de apresentar a história gráfica do movimento gay brasileiro, destacando o período de resistência dos movimentos sociais à ditadura e ascensão da imprensa alternativa. O jornal circulou em todo o país de 1979 a 1981; abordou assuntos como aborto, feminismo, homossexualidade, transexualidade, dando voz a uma minoria marginalizada.</p> Betina Rezende de Castro, Leticia Pedruzzi Fonseca Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16943 ter, 15 jun 2021 23:53:17 +0000 Ilustração crítica e o engajamento social no design gráfico https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/18390 <p>A proposta do artigo é discorrer teoricamente o conceito de design gráfico socialmente engajado e expor de que maneira a ilustração crítica pode ser pensada e materializada a partir desse conceito. Outro ponto abordado pelo trabalho diz respeito a importância do ensino do design gráfico socialmente engajado e dos princípios da ilustração crítica na formação do designer gráfico brasileira. Tais apontamentos são exemplificados em trabalhos de diferentes ilustradores que divulgam seus projetos visuais no ambiente on-line. Ambos utilizam a ilustração crítica como forma de questionamento e engajamento em diferentes causas sociais. Seus processos criativos têm em comum o uso da reapropriação de imagens que circulam no ambiente social, cultural e mercadológico. Foram escolhidos para este artigo o projeto “Anti-Logo, as ilustrações críticas dos designers Eduardo Salles, Adel Banfeel, Marco Melgrati e do artista gráfico Pawel Kuczynsk.</p> Cláudio Aleixo Rocha Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/18390 ter, 15 jun 2021 23:53:19 +0000 Cultura visual e memória gráfica em ex-líbris https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/19378 <span lang="PT">O ex-líbris, como um artefato gráfico que registra a propriedade de livros, apresenta signos visuais, linguísticos e/ou icónicos, que por vezes, são dotados de qualidades artísticas. E sobretudo, a materialidade, a forma e o conteúdo desse objeto é um suporte de memória, uma vez que representa práticas culturais, hábitos de consumo, relações sociais e estilos de vida que ocorreram numa determinada época. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é refletir sobre a construção da memória a partir do que o ex-líbris gravado produz tecnicamente e veicula em narrativas visuais e textuais. Para tanto, como metodologia, foram identificados ex-líbris do século XIX que pertencem à coleção do acervo raro da Bibliotheca Rio-Grandense, da cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.</span> Márcia Della Flora Cortes, João Fernando Igansi Nunes Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/19378 ter, 15 jun 2021 23:53:22 +0000 Guerrilla Girls: O design como forma de ativismo https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20121 <p dir="ltr"><span>Neste trabalho será abordado a maneira como o grupo norte americano </span><span>Guerrilla Girls</span><span> usou/usa o design e a arte como forma de ativismo das pautas feministas e políticas, analisando sua abordagem gráfica.</span></p><p dir="ltr"><span>Palavras-chave: Guerrilla Girls, Design; Ativismo.</span></p><div><span><br /></span></div> Gabriela Bandeira da Rosa, Roberta Coelho Barros Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20121 ter, 15 jun 2021 23:53:25 +0000 Design e artesanato: auxílio para o pré desenvolvimento de uma identidade visual https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20155 <p dir="ltr"><span>Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso</span><span> que tem como objetivo auxiliar o designer na etapa de pré desenvolvimento de uma identidade visual para um artesão, tendo por base a metodologia de Design Participativo (BATISTA, 2011). Para alcançar esse objetivo, foi explicitada a relação entre design e artesanato e esclarecido o conceito de identidade visual para um artesão, a partir de de Borges (2011), Sebrae (2014) e Batista (2011). Por fim, apresenta-se uma análise de marcas desenvolvidas para artesãos, na qual se utilizou da técnica de benchmarking (CARLINI, 2004) aliada aos princípios do design. Como resultados foi possível observar que o artesanato é parte indispensável da cultura de um povo, representa suas práticas e costumes, além de influenciar diretamente na economia de um determinado lugar. Também foi possível perceber que identidades visuais desenvolvidas especialmente para artesãos através da metodologia de </span><span>Design Participativo</span><span> preza pela participação deste em todas as etapas do processo do desenvolvimento de uma marca.</span></p> Luiza Pinto Azevedo, Patrícia Lopes Damasceno Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/20155 ter, 15 jun 2021 23:53:26 +0000 O processo de criação de Um Sísifo Ilustrado: mesclando metodologia e poética https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/17678 <p class="normal">O presente artigo apresenta a metodologia projetual empregada para a criação de uma adaptação, em formato de livro ilustrado, do ensaio filosófico <em>O mito de Sísifo</em> (2018), de Albert Camus, resultado prático do Trabalho de Conclusão de Curso <em>Um Sísifo Ilustrado</em> (BUENO, 2019). Além disso, este artigo discute brevemente a interação entre arte de design no universo dos livros ilustrados. Embasado em revisão bibliográfica e pesquisa documental, o objetivo principal deste texto é, em suma, servir de referência para aqueles que desejam entender melhor o processo de criação deste tipo de livro, ou que queiram efetivamente desenvolver o seu.</p> Guilherme Bueno, Ana da Rosa Bandeira Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/17678 ter, 15 jun 2021 23:53:29 +0000 Memória gráfica em tempos líquidos: Como preservar o Livro Digital https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16679 <p>O objetivo deste trabalho é refletir sobre a memória humana na cibercultura a partir do que se compreende por “livro digital”. Com base no conceito de Zigmunt Bauman, o estudo enfoca a transição da Modernidade Sólida para a Líquida, possibilitando compreender os preceitos que configuraram a Modernidade Líquida, e nesta, o cenário social no qual se insere o sujeito leitor. Percebe-se em diversos contextos culturais o reflexo deste estatuto das informações computacionais, através de características como efemeridade, fragmentação e desterritorialização. Na cibercultura tais peculiaridades tornam-se muito claras. Através do hipertexto e da hibridização de linguagens o livro ganha novas configurações nas “prateleiras” virtuais.</p> Thaís Cristina Martino Sehn, José Luís Farinatti Aymone Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/16679 ter, 15 jun 2021 23:53:32 +0000 VISUALIDADES https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21284 <span class="fontstyle0">10 ANOS DO CINEFILO<br /></span><span class="fontstyle2">CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA DA UFPEL<br />O Suldesign Estúdio é um projeto que desenvolve soluções<br />de design para demandas da Universidade com a participação<br />de alunos dos cursos de design gráfico e digital da UFPEL, sob<br />orientação e supervisão de profissionais técnicos e docentes.<br />Um dos projetos atendidos pelo Suldesign foi o CINEFILO,<br />o Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPEL.<br />Sob a coordenação e a curadoria do professor Luís Rubira,<br />a partir de 2010 foram realizadas dez edições anuais do Ciclo,<br />cada qual propondo uma temática diferente. Pelo seu caráter<br />educativo, cultural e sem fins lucrativos, a participação no<br />CINEFILO era inteiramente gratuita e aberta à comunidade.<br />Ao longo de dez anos foram exibidas e debatidas centenas de<br />obras da filmografia mundial.<br />O Suldesign esteve presente desde a primeira edição do Ciclo,<br />sendo responsável por todo material gráfico do projeto, desde<br />a criação da marca até os cartazes, banners e folders de cada<br />edição. A única exigência era a utilização de uma obra de arte<br />escolhida pelo coordenador do projeto para cada edição.<br />Aqui apresentamos um pequeno resumo do que foi produzido<br />ao longo desses dez anos, destacando o conceito visual e os<br />elementos gráficos utilizados em cada edição do CINEFILO.</span> <br /><br /> Nadia Leschko, Guilherme Tavares Copyright (c) 2021 CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21284 ter, 15 jun 2021 23:53:35 +0000