NOTAS SOBRE A INFÂNCIA COMO INVENÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA

  • Luciana Toaldo Gentilini Avila Universidade Federal de Pelotas- Bolsista Capes
  • Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Educação Física, Infância, Escola.

Resumo

O objetivo deste ensaio foi de discutir como determinadas abordagens pedagógicas da Educação Física concebem a infância dentro de suas orientações para o trabalho do professor. Embasamos nosso exercício de escrita em uma revisão histórica que nos possibilitou o reconhecimento da infância e da escola como invenções, e na relação entre essas abordagens e a infância. Como resultados, as abordagens apresentadas partem de pressupostos que tratam a infância e a escola de forma naturalizada. Ao tomarmos a ideia de invenção queremos, minimamente, ativar o exercício de suspeição das certezas nos debates produtores da Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal de Pelotas- Bolsista Capes
Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/Bolsista Capes.
Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande
Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Educação e Ciência: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: química da vida e saúde pela Universidade do Rio Grande.
Publicado
2016-05-18