Pnld/2012: confrontos entre a avaliação do guia do livro didático e a escolha do mesmo pelos professores de história
Resumo
Parece ser consenso, entre os teóricos da área –Bittencourt (2011); Corrêa (2000); Cassiano (2005), etc. –, que atualmente o livro didático merece ser pensado de modo a considerar os aspectos mercadológicos que envolvem suas publicações. Caracterizado por Lajolo e Zilbermancomo “Primo rico das Editoras”, o livro didático é objeto muito cobiçado por, segundo Corrêa (2002), unir interesses privados e do governo, o que o fez ser, provavelmente, o material escolar que mais sofreu influências das normas de mercado. É entendendo o livro didático como mercadoria que este artigo traz como objetivo, traçar, em linhas gerais, questionamentos que proporcionem reflexão em torno do porquê da escolha de livros didáticosde História – referente ao PNLD 2012. Além de relacionar as coleções distribuídas para o Ensino Médio e os dados fornecidos pelo PNLD acerca das mesmas. Para tanto, utilizaremos as informações disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Guia do Livro Didático do PNLD 2012 e várias coleções deste programa, às quais tivemos acesso através do acervo bibliográfico do Laboratório de Ensino de História, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. A partir dos dados analisados, foi possível concluir que há confrontos entre a avaliação do Guida do Livro Didático fornecido pelo PNLD e a escolha feita pelos professores de História. Diante disso, apontamos duas possíveis visões sobre este quadro: Os docentes que escolheram coleções com qualidades gráficas superiores e que obtiveram um mau resultado na avaliação do PNLD em termos de conteúdo podem tê-lo feito por discordarem dessa avaliação e sustentarem uma opinião didático-pedagógica distinta. No entanto, é possível também que os atrativos gráficos e autores renomados de uma coleção pesem na escolha dos livros didáticos pelos docentes.Downloads
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Publicado
2018-06-05
Seção
Dossiê Educação
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