CLAMOR em sala de aula: uma experiência sobre a importância da solidariedade durante as ditaduras do Cone Sul.
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para analisar a importância da solidariedade no contexto das ditaduras civis-militares no Cone Sul na segunda metade do século XX. A experiência usou como ponto de partida a atuação do Clamor (Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os países do Cone Sul) no auxílio prestado a perseguidos políticos, nas denúncias efetuadas e na tentativa de buscar informações sobre desaparecidos pelos regimes de repressão. Por meio da análise de documentos do Clamor, a proposta pedagógica buscou refletir sobre a necessidade do respeito aos direitos básicos do ser humano e da democracia.
Publicado
2018-06-11
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).