A educação como um meio transformador da consciência histórica

  • Jaqueline Kotlinski Graduanda em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná
  • Bruno César Pereira Graduando em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná

Resumo

Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino, sendo assim o presente trabalho busca analisar um espaço que aos poucos foi intitulado de museu pela população, e que também pode ser  caracterizado como um espaço educacional não formal. O museu a ser estudado é de cunho privado, pertencente a um neto de escravo liberto, localizado na cidade de Guarapuava-PR. O Espaço contém uma grande quantidade de objetos e documentos que chegaram até ele por doações e até mesmo por herança de sua família. Utilizando de entrevistas, fotografias e demais documentos, buscamos compreender a importância desse espaço para o ensino e como ela contribui para a educação das relações Étnico-raciais que com a lei 10639/2003, se tornou obrigatório nas escolas, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Palavras-chave:  Educação; museu; relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Jaqueline Kotlinski, Graduanda em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná
Graduanda em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati, participa na categoria pesquisadora no Núcleo de Estudos Étnico-Raciais – NEER e Núcleo de Estudos de História da Violência – NUHVI, atualmente é bolsista pelo programa de Iniciação Científica financiada pela Fundação Araucária.
Bruno César Pereira, Graduando em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná
Graduando em História pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati, participa na categoria pesquisador no Núcleo de Estudos de História da Violência – NUHVI e projetos de extensão coordenados pelo Centro de Documentação e Memória de Irati – CEDOC/I.
Publicado
2018-06-21
Seção
Dossiê Educação