A educação como um meio transformador da consciência histórica
Resumo
Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino, sendo assim o presente trabalho busca analisar um espaço que aos poucos foi intitulado de museu pela população, e que também pode ser caracterizado como um espaço educacional não formal. O museu a ser estudado é de cunho privado, pertencente a um neto de escravo liberto, localizado na cidade de Guarapuava-PR. O Espaço contém uma grande quantidade de objetos e documentos que chegaram até ele por doações e até mesmo por herança de sua família. Utilizando de entrevistas, fotografias e demais documentos, buscamos compreender a importância desse espaço para o ensino e como ela contribui para a educação das relações Étnico-raciais que com a lei 10639/2003, se tornou obrigatório nas escolas, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Palavras-chave: Educação; museu; relações étnico-raciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-06-21
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).