NOTAS SOBRE RELIGIOSIDADES POPULARES NO RECÔNCAVO
Resumo
O Recôncavo baiano, conhecido pela diversidade cultural proveniente das contribuições das populações negras, indígenas e européias, foi palco de intensos capítulos da colonização brasileira, deixando como legado histórico imbricamentos de crenças, ritos e signos materializados em forma de devoções. Nesse sentido, o estudo visa elucidar, a partir das práticas cotidianas dos indivíduos, elementos das religiosidades das populações que ali habitaram e que contribuíram para a confluência de culturas. A utilização metodológica das fontes orais possibilitou acessar memórias de grupos privados de uma educação formal, em grande escala, não-alfabetizados. Além da baixa escolaridade, as memórias dos mais velhos, representam a “conservação de viveres e saberes” provenientes de trajetórias de vida e experiências compartilhadas no âmbito das religiosidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-06-11
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).