Entre a tática e a estratégia nos campos de concentração em Maus de Art Spiegelman
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma breve análise da trajetória de Vladek Spiegelman (sobrevivente dos campos de concentração/extermínio e pai do quadrinista Art Spiegelman), tendo como enfoque as relações de poder que permearam sua vida quando cativo dos nazistas. Para isso, os conceitos estratégia e tática de Michel de Certeau, serão utilizados como ferramentas de problematização. Na primeira parte do artigo será realizado uma breve discussão sobre a fonte (HQ) e a obra em questão (Maus: a história de um sobrevivente). O segundo momento é dedicado ao contexto histórico da obra. As partes finais do artigo serão dedicadas para a discussão dos conceitos acima mencionados.
Publicado
2018-06-11
Seção
Dossiê: História e Imagem
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).