Entre sombras e distorções – A República de Weimar em O Gabinete do Dr. Caligari
Resumo
A República de Weimar, ao longo de pouco mais de uma década de existência, foi palco de tensões e do ressurgimento do autoritarismo, que culminaria na ascensão dos nazistas ao poder. Apesar da breve existência, a república deixou significativas heranças culturais, dentre as quais o Expressionismo Alemão no cinema. E, partindo do pressuposto do filme ser uma “imagem-objeto” que carrega em si elementos de seu presente, mesmo que nem sempre de forma intencional, muitos dos filmes produzidos em Weimar podem servir de ferramenta ao historiador que busque compreender as tensões e ambiguidades que marcaram a República. O objeto analisado deste artigo, o filme O Gabinete do Dr. Caligari, é um exemplo disto, tanto por ser um dos principais filmes de Weimar, como também pela complexidade dos elementos que carrega.
Publicado
2018-06-11
Seção
Dossiê: História e Imagem
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).