Representações e concepções relativas à mulher em postais franceses da Grande Guerra (1914-1918)
Resumo
Partindo do pressuposto que as imagens são também documento e monumento (LE GOFF, 1996), pois são produtos da ação humana que revelam marcas do passado, este artigo tem por objetivo analisar como as mulheres são representadas em um conjunto de cartões postais franceses, difundidos no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nesses postais, as imagens diferem do real, logo, colaboraram para construir e propagar concepções e valores relativos a noções de gênero.Palavras-chave: Cartões-Postais, Representações, Gênero, Primeira Guerra Mundial. Abstract Assuming that images are also document and monument (LE GOFF, 1996) since are products of the human action that reveals past marks, this article aims to analyze how women were displayed in French postcard sets in the World War I background (1914-1918). The postcards' images differ from real which, and then, they allow to construct and propagate conceptions and values related to notions of gender.Keywords: Postcards, Representations, Gender, World War I.
Publicado
2018-12-21
Seção
Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).