O uso da Cultura Pop nas aulas de História
Resumo
O artigo expõe argumentos convenientes ao emprego de produtos da cultura pop em sala de aula, considerando seu potencial lúdico ao processo pedagógico, principalmente na disciplina de História. Nesse sentido, o pensamento de Umberto Eco (1990) sobre Cultura de Massa e as reflexões de Waldomiro Vergueiro (2014) sobre o uso dos quadrinhos no ambiente escolar, possibilitaram a criação de uma base teórica para o desenvolvimento de projetos que relacionem temas transversais, como a defesa dos direitos humanos, com o universo dos quadrinhos de super-heróis.Palavras-Chave: Cultura Pop, Cultura de Massa, Quadrinhos.Abstract:The article presents convenient arguments to the use of pop culture products in the classroom, considering its ludic potential to the pedagogical process, especially in the discipline of history. In this sense, the thoughts of Umberto Eco (1990) on mass culture and the reflections of Waldomiro Vergueiro (2014) on the use of comic books in the school environment enabled the creation of a theoretical basis for the development of projects that relate transversal themes, such as the defence of human rights, with the universe of superhero comic books.Keywords: Pop Culture, Mass Culture, Comic books.
Publicado
2019-12-05
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).