O uso da Cultura Pop nas aulas de História

  • Renato Fernandes Lobo Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP

Resumo

O artigo expõe argumentos convenientes ao emprego de produtos da cultura pop em sala de aula, considerando seu potencial lúdico ao processo pedagógico, principalmente na disciplina de História. Nesse sentido, o pensamento de Umberto Eco (1990) sobre Cultura de Massa e as reflexões de Waldomiro Vergueiro (2014) sobre o uso dos quadrinhos no ambiente escolar, possibilitaram a criação de uma base teórica para o desenvolvimento de projetos que relacionem temas transversais, como a defesa dos direitos humanos, com o universo dos quadrinhos de super-heróis.Palavras-Chave: Cultura Pop, Cultura de Massa, Quadrinhos.Abstract:The article presents convenient arguments to the use of pop culture products in the classroom, considering its ludic potential to the pedagogical process, especially in the discipline of history. In this sense, the thoughts of Umberto Eco (1990) on mass culture and the reflections of Waldomiro Vergueiro (2014) on the use of comic books in the school environment enabled the creation of a theoretical basis for the development of projects that relate transversal themes, such as the defence of human rights, with the universe of superhero comic books.Keywords: Pop Culture, Mass Culture, Comic books.

Biografia do Autor

Renato Fernandes Lobo, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP
Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté, Graduado em História pela Universidade de São Paulo, atua como professor de História, Filosofia e Sociologia na rede privada e pública de ensino.
Publicado
2019-12-05
Seção
Dossiê Educação