Chegada do Espiritismo a Pelotas-RS: problematização de duas hipóteses consagradas na historiografia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar duas hipóteses sobre a chegada do Espiritismo em Pelotas, Rio Grande do Sul, e tentar entender por que não há um consenso, entre os historiadores, sobre o tema. A primeira suposição diz que o Espiritismo aportou em Pelotas por meio de dois espanhóis, em 1877; Alberto Coelho da Cunha escreveu sobre o assunto em 1927, descrevendo, em seus apontamentos, que o Espiritismo havia chegado em Pelotas 50 anos antes. A segunda suposição nos diz que o Espiritismo chegou a Pelotas por meio da Baronesa de Três Serros, hipótese sustentada pelo historiador João Artur Ott Cardoso, ao defender que a referida Baronesa levara o Livro dos Espíritos, e consequentemente o Espiritismo a Pelotas, após o seu casamento no Rio de Janeiro, em 1865.Palavras-chave: Espiritismo, Pelotas, Século XIX. AbstractThe present work aims to analyze two hypotheses about the arrival of Spiritism in Pelotas, Rio Grande do Sul, and try to understand why there is no consensus, among historians, on the subject. The first line of supposition says that Spiritism came to Pelotas through two Spanish, in 1877; Alberto Coelho da Cunha wrote about it in 1927, describing, in his notes, that Spiritism had arrived in Pelotas 50 years earlier. The second assumption tells us that Spiritism came to Pelotas through the Baroness of Três Serros, hypothesis supported by the historian João Artur Ott Cardoso, arguing that the Baroness brought the Livro dos Espíritos, and consequently the Spiritism to Pelotas, after his marriage in Rio de Janeiro, in 1865.Keywords: Spiritism, Pelotas, XIX Century.Downloads
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Publicado
2018-12-21
Seção
Artigos Livres
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