Uma análise sobre os discos promocionais como elementos estimuladores para a projeção de Raimundo Fagner no ambiente profissional da MPB (1973 – 1982)
Resumo
Este artigo objetiva realizar uma análise acerca dos produtos fonográficos promocionais enquanto elementos potencializadores da popularidade do artista envolvido profissionalmente no ambiente musical. Para tanto, busco delimitar essa reflexão a partir do percurso profissional do artista Raimundo Fagner em dois momentos de sua carreira – 1973 e 1982 –, observando a importância desses produtos promocionais para a divulgação de seus trabalhos e as distinções evidenciadas nesses dois momentos, especificamente no que diz respeito ao conteúdo vinculado aos mesmos. Tendo em vista a reflexão que o presente texto busca levar a efeito, opto pela utilização dos aparatos teóricos-metodológicos da História Cultural, principalmente no que se refere ao uso plural de fontes históricas como recursos para a reconstrução do passado.Palavras-Chave: Fontes Históricas; Indústria Fonográfica; Discos Promocionais; Raimundo Fagner. AbstractThis article aims to do an analysis about promotional phonographic products as elements that enhance the popularity of the artist professionally involved in the musical environment. Therefore, I seek to delimit this reflection from the professional life of the artist Raimundo Fagner in two moments of his career - 1973 and 1982 -, noting the role of these promotional products for the dissemination of his works and the distinctions evidenced in these two moments, specifically concerning the content linked to them. Considering the reflection that this text seeks to carry out, I decide to use the theoretical / methodological apparatus of Cultural History, namely in what refers to the plural uses of historical sources as resources for reconstructing past.Keywords: Historical Sources; Phonographic Industry; Promotional Disks; Raimundo Fagner.
Publicado
2018-12-21
Seção
Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).