Cinema e ofício do historiador: As possibilidades multifacetadas de pesquisa a partir do estudo de caso do longa-metragem A dama do Lotação (1978)
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a pluralidade teórico-metodológica do cinema como objeto e fonte do ofício do historiador, por meio do estudo de caso do longa-metragem A dama do Lotação, lançado em 1978, e de suas as críticas cinematográficas, dispostas em três jornais cariocas, sendo eles o Jornal do Brasil, o Diário de Notícias e o Jornal Movimento. Objetiva-se também debater a forma como essa geração intelectual percebeu a produção e a circulação do cinema nacional como mecanismo de resistência e de conscientização da nação.Palavras-chave: Crítica cinematográfica. Cinema brasileiro. Cultura Visual. A dama do Lotação. AbstractThis work suggests a reflection towards the theoretical-methodological pluralism of cinema as an object and source of historian's occupation, through a case study of the feature film A dama do lotação, released in 1978, and its cinematographic critiques, arranged in three Rio de Janeiro newspapers, including Jornal do Brasil, Diário de Notícias, and Jornal Movimento. The paper also aims to discuss how this intellectual generation perceived both production and circulation of brazilian cinema as a mechanism of resistance and self-awareness of the nation.Keywords: Film critic. Brazilian cinema. Visual Culture. A dama do Lotação.
Publicado
2018-12-21
Seção
Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).