As diferentes narrativas sobre a Escravidão em livros didáticos de História dos séculos XX e XXI
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e comparar narrativas presentes em livros didáticos produzidos no início dos séculos XX e XXI com a finalidade de compreender como o negro, a escravidão e o movimento abolicionista no Brasil, foram abordados ao longo do tempo, nessas fontes. Nota-se que houve uma profunda alteração na abordagem dos conteúdos relacionados a essa temática, ocorridas, entre outros motivos, pela implantação de políticas públicas, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e a lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio de todo o país, juntamente com as mudanças da historiografia brasileira ocorrida a partir dos anos 1980, nomeadamente das pesquisas acadêmicas sobre a escravidão.Palavras-chave: Livros Didáticos, História, Escravidão. Abstract The aim of this work is to analyze and compare narratives present in textbooks written in the beginning of the XX and XXI centuries with the purpose of understanding the approach on Black people, slavery and the abolitionist movement in Brazil over time in these sources. It is noted that there was a profound change in the approach to the content related to these themes, which occurred, among other reasons, by the implementation of public policies, such as the Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program - PNLD), and the Law No. 10.639/03, which has made mandatory the study of Afro-Brazilian History and Culture in primary and secondary schools throughout the country, together with the changes in Brazilian historiography from the 1980s on, namely, academic researches on slavery.Keywords: Textbooks, History, Slavery.Downloads
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Publicado
2018-12-21
Seção
Dossiê Educação
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