A ficção e a narrativa como desafios ao uso da literatura como fonte histórica: contribuições da teoria da história para o debate
Resumo
Há um longo debate historiográfico sobre a aproximação da história e da literatura, o quanto de história há na literatura e quanto de literatura há na história. Discutir como a literatura poderia ser utilizada como fonte histórica acaba por levantar questões mais profundas que colocam em questão a própria natureza da historiografia, se esta teria uma natureza artística e fictícia, ou se seria científica e objetiva. Neste artigo, pretendemos mostrar algumas das contribuições da teoria da história para este debate.Palavras-chave: História, Literatura, Narrativa. AbstractThere is a long historiographical debate on the approximation of history and literature such as “how much history there is in literature?” and “how much literature there is in history?” Discuss literature as a historical source leads to another questioning such as the very nature of historiography, if whether it would have an artistic and fictional nature, or it would be scientific and objective. In this article we intend to show some of the contributions of the theory of history to this debate.Keywords: History, Literature, Narrative.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-21
Seção
Diálogos: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Campo Historiográfico
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).