Índios não usam boné”: representações dos povos indígenas do Brasil para estudantes do 8º Ano de uma escola particular de Lages/SC (2017)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as representações dos povos indígenas para estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Lages, Santa Catarina. Por meio de uma atividade de análise de imagens, alunos e alunas foram instigados a descrever quais representavam povos indígenas do Brasil ou não, a partir de seus conhecimentos prévios acerca do tema. A partir de uma leitura atenta aos indícios da escrita dos estudantes, foi possível identificar as diferentes visões que os mesmos carregam acerca destes sujeitos. Desta forma, este trabalho aponta a necessidade e importância da implementação da lei 11645/2008 em sala de aula, a fim de romper com ideias estereotipadas e pré-concebidas destes povos.Palavras-chave: Povos indígenas, estereótipos, lei 11645/2008.AbstractThis work aims to discuss the representations of indigenous peoples for students of the 8th grade of elementary school of a private school in Lages, Santa Catarina. Through an activity of image analysis, students were encouraged to describe which represented indigenous people of Brazil or not, from their previous knowledge on the subject. Through a careful reading of the students’ writing evidence, it was possible to identify the different visions that they carry on these people. In this way, this paper points out the need and importance of implementing the law 11645/2008 in the classroom in order to break away from stereotypical and pre-designed ideas of these people.Keywords: Indigenous people, stereotypes, law 11645/2008.
Publicado
2019-12-05
Seção
Dossiê Educação
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