O Julgamento do Diabo: análise da figura demoníaca em Nardo Di Cione e Michelangelo, entre a Peste Bubônica e o Inferno de Dante (1350 - 1550)

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa que buscou analisar de que forma o Diabo foi representado em duas fontes pictóricas com temática escatológica, uma de meados do século XIV e outra de meados do século XVI. As fontes são analisadas através do método iconográfico e iconológico proposto por Erwin Panofsky (1892 – 1968), visto que os documentos são pinturas murais. Ademais, o estudo é perspectivado pela influência da Peste Bubônica na forma que a figura demoníaca é representada, além de estabelecer relações entre elas com outro tipo de expressão cultural do período, a obra literária A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri (1265 – 1321).Palavras-chave: Diabo, Peste Bubônica, Idade Média, Renascimento.Abstract This article presents some results from the study that sought to analyze how the Devil was represented in two pictorial sources with an eschatological theme, one from the middle of the 14th century and another from the middle of the 16th century. The sources were analyzed through the iconographic and iconological method proposed by Erwin Panofsky (1892 – 1968), since the documents are mural paintings. In addition, the study was projected by the influence of the Bubonic Plague in the form that the demonic figure is represented, besides establishing relations between them with another type of cultural expression of the period, the literary work The Divine Comedy, written by Dante Alighieri (1265 – 1321).Keywords: Devil, Bubonic Plague, Middle Ages, Renaissance.

Biografia do Autor

Jordana Eccel Schio, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Jordana Eccel Schio, artista plástica, acadêmica do oitavo semestre do curso de História – Licenciatura/UFSM, integrante do Virtù – Grupo de História Medieval & Renascentista e bolsista Capes do programa Residência Pedagógica – História.
Publicado
2019-12-05
Seção
Artigos Livres