A representação dos negros na História do Brasil: narrativas de manuais didáticos na construção nacional e identitária brasileira

  • Cristina Ferreira de Assis Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

O presente trabalho visa discutir e apresentar os resultados iniciais de uma investigação acerca da representação dos negros nos primeiros manuais didáticos de História do Brasil na Primeira República. Optou-se pelo período compreendido entre 1914 e 1925 em virtude do contexto pós-abolicionista e de introdução das ideias republicanas. A opção pelos manuais se alicerça na observação de que as obras didáticas foram importantes meios de divulgação de valores, assim como não estavam isentas de concepções do período no qual foram elaboradas. Alguns dos resultados da pesquisa revelam um período onde a classe intelectual dominante, especialmente a partir do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, queria extirpar do Brasil toda a lembrança da África que respectivamente se remetia ao período escravocrata.Palavras-chave: manuais de História do Brasil, negros, naçãoAbstractThe present paper aims to discuss and present the initial results of an investigation about the representation of blacks in the first didactic manuals of History of Brazil in the First Republic. The period between 1914 and 1925 was chosen because of the post-abolitionist context and the introduction of republican ideas. The option of the manuals is based on the observation that the didactic materials were important means of disseminating values, as well as were not exempt from conceptions of the period in which they were elaborated. Some of the results of the research reveal a period in which the dominant intellectual class, especially from the Brazilian Historical and Geographical Institute, wanted to extirpate from Brazil all the remembrance of Africa that was reminiscent from the slave period.Keywords: History of Brazil manuals, blacks, nation.

Biografia do Autor

Cristina Ferreira de Assis, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Mestre em Educação pela mesma universidade. Atualmente cursa o Mestrado em História na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
Publicado
2019-12-05
Seção
Dossiê "Intolerâncias, preconceitos e racismos na Era Moderna [...]