Sobre a história que a história não conta: por contranarrativas epistemológicas
Resumo
A construção do conhecimento é muito diversa. Entre essa diversidade, acontecem historicamente disputas pela hegemonia do saber que por um longo tempo canonizaram nos anais da história uma perspectiva eurocêntrica e logo mais norte-americana. Sabendo disso, o presente trabalho pretende, a partir do estudo de três casos, evidenciar a materialidade do epistemicídio em nível estrutural. Neste ensaio apresenta-se a experiência de três mulheres negras inseridas em espaços de produção e promoção do saber, bem como suas respectivas tentativas por disputar um lugar na produção de conhecimento. Tais experiências são impactadas pela presença predominante da perspectiva branca e suas narrativas históricas no campo científico.Palavras Chave: Contranarrativas, Epistemicídio Racial, Descolonização.AbstractThe construction of knowledge is very diverse. Among this diversity, there are historically disputes over the hegemony of knowledge that for a long time canonized in the annals of history a Eurocentric and then more North American perspective. Knowing this, the present work intends, from the study of three cases, to evidence the materiality of epistemicide at a structural level. This article presents the experience of three black women inserted in spaces of production and promotion of knowledge, and their respective attempts to compete for a place in the production of knowledge. Such experiences are impacted by the predominant presence of the white perspective and its historical narratives in the scientific field.Keywords: Epistemological Counter-Narrative, Black Epistemicide, Decolonization.
Publicado
2019-12-05
Seção
Dossiê "Intolerâncias, preconceitos e racismos na Era Moderna [...]
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