Os “clássicos” e a violência simbólica como colonialidade do saber: o caso do Visconde de Taunay
Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma interpretação da figura do Visconde de Taunay que agregue os conceitos de violência simbólica, colonialidade do saber e discurso patrimonial autorizado. Com efeito, discutiremos a relação entre a elite administrativa do Império e os processos de exclusão inerentes ao sistema educacional da época, levando em consideração os usos da Antiguidade como fator de exclusão, de distinção social e, desta forma, de violência simbólica, no contexto de um mundo periférico no cenário internacional.Palavras-chave: Visconde de Taunay; Violência Simbólica; Colonialidade do Saber; Recepção dos Clássicos. AbstractThis work proposes an interpretation of Viscount of Taunay’s figure with the help of the concepts of symbolic violence, coloniality of knowledge and authorized heritage discourse. In fact, we discuss the relation between the administrative elite of the Empire and the process of exclusion inherent to the education system of that time, considering the uses of Antiquity as exclusion factor, so as of social distinction and, this way, of symbolic violence in the context of a peripheral world in the international sphere.Keywords: Viscount of Taunay; Symbolic Violence; Coloniality of Knowledge; Classical Reception.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-01-24
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).