Estágio Supervisionado II no ensino fundamental: uma experiência de atividade na aula de História com uso de jogos em uma escola municipal de Ananindeua/PA
Resumo
O trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no espaço escolar, prática proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado II, apresentando como resultados as principais atividades realizadas de observações, de regências e de intervenções em sala de aula. Entende-se que acompanhar a disciplina de História, no sistema público de ensino, é a forma pela qual a Universidade dialoga com o ensino da escola pública e proporciona mecanismos de preparação aos futuros professores. Através desse contato com a escola, que recebe os acadêmicos nas suas práticas de estudo, pesquisa e extensão, e de formação docente na área de História, busca-se também incentivar a promoção de metodologias experimentadas, a serem inseridas no ensino em sala de aula; como resultado deste processo de estágio é apresentado aqui a metodologia de um Quiz Histórico usado em sala de aula.Palavras-Chave: Relato de Estágio Supervisionado II; Sala de Aula; Ensino de História; Metodologia de Ensino. AbstractThis paper aims to report the experience in the school space, which was the supervised internship discipline II, presenting, as results, the main activities, observations and interventions performed in the classroom. It is understood that accompanying the discipline of History in the public school system is the way in which the University not only dialogues with the public school teaching, but also provides the mechanisms for the preparation of future teachers through contact with the school. The public school receives academics from the University for the practice of study, research and teacher education in the area of history, and encourages the promotion of methodologies to be inserted in classroom teaching. As a result of this internship process, we present here the methodology of a Historical Quiz carried out in class.Keywords: Supervised Internship Report II; Classroom; History Teaching; Teaching Methodology.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-08
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).