Costurando as memórias: a apropriação do vestuário como objeto de recordação

Resumo

Este estudo tem por objetivo evidenciar a importância do vestuário como um objeto que atinge diretamente a ação da recordação através de três formas distintas: a presença da peça de vestuário; algo que possa representar a peça, como uma fotografia; ou da lembrança da peça, como um retalho de tecido. Para comprovar esta investigação, apropriou-se dos conceitos de autores fundamentais para tanto da área da memória social quanto da cultura material e da moda, que pudessem servir como base para esta comprovação. Sendo esta uma pesquisa que faz parte da fase inicial da dissertação da autora, contou-se como procedimento metodológico para o seu desenvolvimento, a elaboração de uma revisão bibliográfica, servindo como suporte inicial para algumas indagações desta pesquisa, e trazendo em seus resultados parciais as reflexões surgidas sobre os conceitos abordados.Palavras-chave: Vestuário; memória social; cultura material.Abstract This study aims at highlighting the importance of clothing as an object that directly affects the action of remembering through three distinct forms: the presence of the garment; something that can represent the piece, like a photograph; or the memory of the piece, like a scrap of fabric. To prove this investigation, the concepts of fundamental authors were used for both the area of social memory and material culture and fashion, which could serve as a basis for this verification. This being a research that is part of the initial phase of the author's master thesis, a methodological procedure for its development was considered, together with the elaboration of a bibliographic review, serving as initial support for some questions of this research, and bringing in its partial results the reflections on the concepts addressed.Keywords: Clothing; social memory; material culture.

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Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, IFSUL VISCONDE DA GRAÇA
Mestranda (Bolsista CAPES) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e é formada no curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Participou como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon e dos projetos de extensão 1ª Semana Acadêmica do Curso de Design de Moda, Recicla Moda: do lixo para o luxo, Desfile de conclusão de curso de Design de Moda turma 2018.1 e Exposição Vestidos da Memória, e auxiliou na organização de eventos acadêmicos na área da Moda. Concluiu o desenvolvimento de sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso na área de Moda, memórias afetivas e objetos pessoais. 
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas