Avaliação no ensino de História: uma experiência no Colégio de Aplicação/UFSC
Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre as possibilidades de entender a avaliação como parte central do processo de ensino/aprendizagem em História. Essa reflexão surge como produto da atividade de regência de classe pertinente à disciplina de Estágio Supervisionado em História II, na Universidade Federal de Santa Catarina. Portanto, há nesta discussão elementos empíricos (resultados das avaliações formativas, avaliação somativa e autoavaliação da turma), que, em diálogo com referenciais teóricos, permitiram-nos tecer considerações que apontam para resultados propositivos quanto ao uso sistemático de avaliações, por meio de atividades com fontes históricas. Dessa maneira, esse trabalho estabelece uma comparação entre avaliações objetivas e formativas, demonstrando que a utilização de avaliações formativas com fontes históricas pode contribuir para um melhor processo de ensino/aprendizagem.Palavras-Chave: Estágio Supervisionado de História; Colégio de Aplicação; Avaliação; Ensino de História. AbstractThe article presents an analysis of the possibilities of understanding evaluation as a central part of the teaching/learning process in History. This reflection arises as a product of the class activity pertinent to the subject of Supervised Internship in History II, at the Federal University of Santa Catarina. Therefore, there are empirical elements in this discussion (results of formative assessments, summative assessment and self-assessment of the class), which, in dialogue with theoretical references, allowed us to make considerations that point to propositional results regarding the systematic use of assessments, through activities with historical sources. Thus, this paper establishes a comparison between objective and formative assessments, demonstrating that the use of formative assessments with historical sources can contribute to a better teaching/learning process.Keywords: Supervised History Internship; Laboratory School; Evaluation; History teaching.Downloads
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Publicado
2021-01-08
Seção
Dossiê Educação
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