A importância da conservação e preservação de têxteis em instituições museológicas

Resumo

Através do presente estudo é possível observar como o vestuário representa diferentes camadas da sociedade, principalmente, por meio de objetos de vestuário conservados e preservados nos acervos das instituições museológicas. Para evidenciar tal observação, a investigação apresenta - através de uma pesquisa bibliográfica - três estudos de caso em que o objeto principal é um artigo de vestuário, objetos pertencentes ao acervo de três museus nacionais distintos - Museu da Baronesa, Museu da República e o Museu Histórico Nacional - estes objetos musealizados representam épocas e personagens diferentes. O estudo conclui através da observação, a importância que existe na conservação e preservação de objetos têxteis nas instituições museológicas nacionais, visto que, são fontes ricas para estudos futuros sobre os costumes de uma determinada sociedade ou época.Palavras-chave: Têxtil; Musealização; Museologia; Preservar; Conservar.  AbstractThrough this study it is possible to observe how clothing represents different layers of society, mainly by means of clothing objects preserved in the collections of museological institutions. To demonstrate such observation, the article presents, through bibliographical research, three case studies in which the main object is an article of clothing. The object belong to the collection of three different national museums - Museu da Baronesa, Museu da República and the Museu Histórico Nacional - these musealized objects represent different times and characters. The study concludes, through observation, the importance of the conservation and preservation of textile objects in national museological institutions, since they are rich sources for future studies on the customs of a certain society or time.Keywords: Textile; Musealization; Museology; Preserve; Conserve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda (Bolsista CAPES) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e é formada no curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Participou como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon e dos projetos de extensão 1ª Semana Acadêmica do Curso de Design de Moda, Recicla Moda: do lixo para o luxo, Desfile de conclusão de curso de Design de Moda turma 2018.1 e Exposição Vestidos da Memória, e auxiliou na organização de eventos acadêmicos na área da Moda. Concluiu o desenvolvimento de sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso na área de Moda, memórias afetivas e objetos pessoais. 
Lilian Fetzer, Universidade Federal de Pelotas
Técnica em Vestuário- CAVG/ UFPel (2007); Graduação em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas (2009); Licenciada em Formação Pedagógica pelo IFSUL/ UAB; Especialista em Gestão da Moda: Comunicação, Marketing e Estilo (2013)- Faculdade Senac Pelotas e Especialista em Comunicação Integrada em Marketing (2011) também pela Faculdade Senac Pelotas e Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora no período de 2010 a 2020 no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas/ UCPel, atuou também como coordenadora no mesmo curso por um período de 3 anos; Atuou também como coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design, Moda e Consumo também pela Universidade Católica de Pelotas; A partir de 2020 ingressou como Docente Efetivo dos Cursos Técnico em Vestuário e Tecnólogo em Design de Moda, ambos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/ Câmpus Visconde da Graça/ CAVG.
Publicado
2021-09-23
Seção
Artigos Livres