A Experiência do PIBID/História na E.M.E.F. profª Maria Nadir Filgueira Valente
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a respeito das experiências didático-pedagógicas do PIBID/História na turma de 6° ano “B”, da E.M.E.F. Profª Maria Nadir Filgueira Valente, situada na cidade de Cametá/PA. Precisamente, apresentam-se aqui, as ações desenvolvidas com o Conteúdo Curricular “Introdução ao estudo de História” e “A vida humana no Paleolítico e Neolítico”, com ênfase ao uso diferenciado da utilização do seminário, enquanto estratégia metodológica. Busca-se, com isso, contribuir para o debate pedagógico e epistemológico que possibilite pensar novas formas de interação e de ensino-aprendizagem, capazes de fomentar a curiosidade, o interesse e a criticidade do aluno.Palavras-chave: Ensino de História; Sala de Aula; Metodologia de Ensino. AbstractThis article aims to report on the didactic-pedagogical experiences of PIBID/História that took place in the 6th grade class “B”, from E.M.E.F. Profª Maria Nadir Filgueira Valente, located in the city of Cametá/PA. Precisely, it presents here the actions developed with the Curricular Content “Introduction to the study of History” and “Human life in the Paleolithic and Neolithic”, with emphasis on the differentiated use of the usage of the seminar as a methodological strategy. This article seeks to contribute to the pedagogical and epistemological debate that makes it possible to think of new forms of interaction and of teaching-learning capable of fostering the student's curiosity, interest and criticality.Keywords: History teaching; Classroom; Teaching Methodology.
Publicado
2021-09-23
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).