Uma cidade sobre duas rodas: ciclismo e gênero em Belém do Pará (1890-1910)

  • João Arnaldo Machado Gomes
  • Laura Camila Silva da Silva Universidade Federal do Pará

Resumo

A chegada da bicicleta em Belém no início dos anos 1890 representou a inserção de um elemento que ajudou a produzir novas formas de sociabilidades. Como veículo de transporte, esporte e lazer, sua imagem, associada ao momento de riqueza e ostentação que a cidade vivenciava, foi utilizada como produto de movimentação do mercado e símbolo de progresso e modernidade. Notícias presentes em diversos jornais da época, divulgadas em suas seções esportivas e informes cotidianos dão uma ideia do uso disseminado que o veículo alcançou nos anos de 1890 a 1910, bem como dos debates entre autoridades da medicina que expunham algumas restrições de uso, em especial, às mulheres, as quais, já se fazendo presentes em passeios e modalidades específicas de competição, tiveram que lidar com algumas limitações na prática ciclística.Palavras-chave: Bicicleta; Ciclismo; Gênero; Belém. AbstractThe arrival of the bicycle in Belém in the early 1890’s represented the insertion of an element that helped to produce new forms of sociability. As a vehicle for transport, sport and leisure, it’s image, associated with the moment of wealth and ostentation that the city was experiencing, was used as a product of market movement and a symbol of progress and modernity. News present in several newspapers of the time, published in it’s sports sections and daily reports give an idea of the widespread use that the vehicle reached in the years 1890 to 1910, as well as the debates between medical authorities that exposed some restrictions of use, in particular, to women, who, already taking part in outings and specific modalities of competition, had to deal with some limitations in cycling practice.Keywords: Bicycle; Cycling; Gender; Belém.

Biografia do Autor

Laura Camila Silva da Silva, Universidade Federal do Pará
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Arte, atuou como bolsista pibic/cnpq por dois anos consecutivos (2017 e 2018) no trabalho de título " Paris, capitale de l'art? Os artistas e intelectuais franceses na Primeira República do Pará (1890-1930)". Desenvolveu em 2019 uma pesquisa intitulada "Paris toujours Paris: os artistas e intelectuais franceses na Primeira República no Pará (1890-1930)", ainda como bolsista PIBIC/CNPQ, trabalhando em uma perspectiva de gênero através das pinturas e caricaturas analisadas. Foi bolsista proad na Cátedra João Lúcio de Azevedo (UFPA - I.P. Camões) por um ano, de 2020 até 2021, organizando palestras e eventos online, além de cuidar das plataformas digitais, todas as atividades com o objetivo de estudar as relações luso-amazônicas e luso-brasileiras.
Publicado
2021-09-23
Seção
Artigos Livres