História Local nas Universidades Estaduais do Norte brasileiro: uma investigação curricular das Licenciaturas em História

Resumo

O artigo tem como objetivo central compreender o espaço da História Local no processo de formação dos discentes dos cursos de Licenciatura de História nas Universidades Estaduais do Norte brasileiro. A pesquisa adota a metodologia estatística e a análise de conteúdo como ferramentas de investigação dos currículos das instituições acadêmicas nortistas que normatizam o ensino de História Local. Deste modo, insere-se esta pesquisa no âmbito da História da Educação, procurando compreender as estruturas conceituais, metodológicas, e pedagógicas que fundamentam a normatização da História Local e a sua relação com a formação docente.Palavras-chave: Ensino de História; História da Educação; História Local; Universidades Estaduais do Norte. AbstractThe article aims to understand the space of Local History in the process of training students of history degree courses at the State Universities of Northern Brazil. The article adopts statistical methodology and content analysis as research tools of the curricula of northern academic institutions that standardize the teaching of Local History. Thus, this research is included in the history of education, seeking to understand the conceptual, methodological, and pedagogical structures that underlie the standardization of Local History and its relationship with teacher education.Keywords: History Teaching; History of Education; Local History; Northern State Universities.
Publicado
2021-09-23
Seção
Dossiê Educação