A submissão pela raça e o imaginário social brasileiro
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o fundamento da discriminação racial supostamente autorizadora do processo de escravidão do século XV e suas implicações no imaginário social brasileiro contemporâneo. Verificou-se que esse imaginário permitiu a caracterização de novas formas de racismos, notadamente aquele arraigado de forma estrutural na sociedade. A superação desses racismos, concluiu-se, passa primordialmente pela educação, não só por meio da disseminação do conhecimento, mas também pela superação do racismo epistêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-17
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).