O Silêncio do Retrocesso
notas sobre as relações Brasil – África no Governo Bolsonaro a partir de uma perspectiva comercial (2019-2021)
Resumo
O objetivo principal desse artigo é analisar algumas das principais características das relações comerciais entre o Brasil e o continente africano durante os primeiros anos do Governo Jair Bolsonaro (2019-2021). Argumenta-se que o comércio entre Brasil e África se situa em um descompasso entre um discurso de valorização da dimensão econômica do continente e a diminuição de seu peso na balança comercial do país nos últimos anos. Aspectos como as principais parcerias do país em África, o registro de seguidos superávits comerciais e uma tendência oscilatória nas importações e exportações nos últimos anos evidenciam a manutenção de características registradas durante parte da última década. Por meio de uma metodologia mista, agregando tanto análise quantitativa quanto qualitativa, exploram-se discursos vinculados aos formuladores da PEB nos últimos anos, além de dados obtidos junto ao Portal de Estatísticas de Comércio Exterior do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-17
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).