Através das Américas
a América Latina no jornal Tribuna Popular (1945 - 1947)
Resumo
Este artigo apresenta e discute as formas de representações sobre a América Latina na imprensa comunista. O objeto da análise é a coluna Através das Américas, presente no diário comunista Tribuna Popular, publicado na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1945 a 1947. Procuro identificar e examinar a forma que a coluna pensou os conflitos, tensões e histórias da sociedade latino-americana, refletindo sobre as representações culturais e as leituras chaves definidoras sobre a realidade da região. As publicações da coluna são de autoria do escritor e intelectual comunista Brasil Gerson, que se dedicou a afirmar e legitimar determinados projetos de América Latina, ligados às políticas do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dos comunistas latino-americanos. Para fundamentar a investigação, utilizou-se o conceito de representações culturais como categoria de análise histórica, referenciando-nos em Roger Chartier.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-17
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).