Cinema e História
a licantropia apresentada pela série “Lore”
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar parte do seriado intitulado Lore. A partir dele buscamos responder os questionamentos propostos por Mônica Almeida Kornis no artigo História e Cinema: um debate metodológico (1992) e por Marc Ferro no livro Cinema e História (1992) acerca da utilização de produções cinematográficas para o estudo da História. A partir da reflexão sobre a interpretação proposta pela obra, podemos perceber os diferentes usos de fontes históricas promovidas pela produção da série para a defesa de determinada representação de quem são os licantropos e do que foi, ao longo dos séculos, a crença na transformação de homens e mulheres em lobo. Por isso, a obra mostra-se uma interessante fonte para a pesquisa histórica, já que nos apresenta tanto a continuidade da crença quanto a persistência de representações, práticas e discursos sobre a mesma.
Publicado
2023-10-17
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).