A estesia do anime japonês e as suas possibilidades no ensino de história

por uma perspectiva êmica da aprendizagem

  • Kamylla Rodrigues Pereira da Silva

Resumo

As reflexões desse artigo se desdobram a partir do encontro entre os caminhos das animações japonesas e do ensino de história, cujo intuito é delinear direções que insiram o estudante em um lugar de protagonismo e o instigue a construir afetos, desconstruir estereótipos e a se constituir enquanto cidadão e sujeito crítico. Para tanto, problematizaremos as relações entre a didática da história e a historiografia a partir das contribuições de autores como Jörn Rüsen, Fernando Cerri e Bodo von Borries. Já as discussões sobre as animações japonesas partirão, principalmente, dos estudos efetuados por Sonia Bide Luyten e André Noro dos Santos. Desse modo, entrelaçaremos saberes que, apesar de distintos, podem se tornar complementares se bem articulados, pois acreditamos que “o poder da fantasia não deve ser subestimado”.
Publicado
2023-10-17
Seção
Dossiê Ensino de História