Trajetórias LGBTQI+ Gaúchas em sala de aula
educação patrimonial através da biografia da ativista travesti Marcelly Malta Lisboa
Resumo
O presente artigo propõe-se a refletir sobre as possibilidades e os desafios de entender vivências e espaços LGBTQI+ como patrimônio material e imaterial e como trabalhar com eles em sala de aula. A partir do desenvolvimento de biografias de pessoas LGBTQI+ no Rio Grande do Sul, projeto este vinculado ao Estágio Patrimonial desenvolvido no CLOSE – Centro de Referência da História LGBTQI+ do RS, buscou-se a inserção em um movimento de rememoração de histórias de pessoas que fogem da cis-heteronormatividade, já que encontram profunda resistência em serem reconhecidas como válidas. O foco do artigo recai na biografia produzida sobre Marcelly Malta Lisboa, ativista travesti gaúcha. A apresentação das mesmas e das outras pensadas para a oficina em sala de aula, permitiu a reflexão sobre a memória LGBTQI+ no estado, bem como a relação da turma com a comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-17
Seção
Dossiê Ensino de História
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).