Uma história da escravidão no povoado de Exu
Pernambuco na segunda metade do século XIX
Palavras-chave:
Escravidão, Violência, Relação Senhor/Escravo, Exu-CE
Resumo
O presente artigo discute sobre a temática da escravidão na atual cidade de Exu-Pernambuco, apresentando aspectos relacionados à violência e às relações entre senhores e escravos no período da segunda metade do século XIX. Como metodologia, reunimos e separamos fontes digitais, como o periódico O Araripe (1855-1864), focalizando nos anúncios de escravos. Foi feito o uso do Censo Geral do Império de 1872 e um manuscrito disponível no arquivo nacional. Embasado em trabalhos de historiadores que trabalharam com a temática da escravidão na região do Cariri cearense, e sobre o uso metodológico de periódicos e as fontes documentais no texto histórico, traçamos um panorama do escravismo na atual cidade de Exu, chegando à conclusão de que ele teve grande impacto na cidade, apesar do discurso local não destacar sua atuação, sobretudo dos senhores de escravos da cidade.
Publicado
2024-01-08
Seção
Escravidões, experiências de liberdades e pós-abolição no Brasil
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).