A transfiguração de João Cândido Felisberto em herói e sua relevância para a justiça racial e social em uma sociedade pós-abolicionista
Palavras-chave:
Revolta da Chibata, Pós-abolição, ExExperiências de escravidão
Resumo
Este artigo analisa a transfiguração de João Cândido Felisberto em um herói e sua relevância para a justiça racial e social em uma sociedade pós-abolicionista. Através de uma abordagem metodológica bibliográfica, buscou-se compreender as motivações por trás dessa transformação e os elementos históricos, culturais e políticos que contribuíram para sua elevação à condição de herói. A literatura demonstra que a Revolta da Chibata destacou a necessidade de combater não apenas as formas explícitas de opressão, mas também as estruturas e instituições que perpetuavam a desigualdade racial. A figura do Almirante João Cândido e sua luta na Revolta da Chibata permanecem como um exemplo de resistência e uma lembrança da importância contínua de enfrentar o racismo e buscar a igualdade de direitos para todos em uma sociedade pós-abolicionista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-08
Seção
Escravidões, experiências de liberdades e pós-abolição no Brasil
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).