Modalidades, conceitos e abordagens historiográficas no estudo do sindicalismo rural
Palavras-chave:
Sindicalismo rural, Grupos sociais, Memória, Micro-história
Resumo
O presente artigo faz uma discussão teórico-metodológica com base em alguns aspectos do sindicalismo rural brasileiro, focando especificamente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Sul durante a Ditadura Militar no Brasil, objeto de pesquisa no mestrado da autora. Inicialmente, é abordada a sua vinculação à História Social e aos conceitos de Classe e Grupos Sociais encaminhando-lhe a um entendimento de movimento social. Frente à interdisciplinaridade da História Social, o campo da Política e do Poder, por meio dos conceitos de Sistema Político, Política e Poder, permite compreender o contexto no qual a entidade se insere. O conceito de Memória é central na análise do objeto, sua discussão comporta diversas ressalvas sobre a sua utilização e diferenciação da história. Por fim, a micro-história, pautada pelo olhar microscópico e a variação de escalas em relação à análise do objeto, é apresentada como a abordagem mais apropriada para o mencionado estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-08
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).