Fraudes, Tensões e Violência
a gestão executiva de Pe. Odílio em Senador Pompeu-CE (1962-1965)
Palavras-chave:
Pe. Odílio, Senador Pompeu, Coronel de Batina, Tensões políticas
Resumo
O trabalho analisa a eleição de Pe. Odílio Lopes de Melo Galvão para Prefeito de Senador Pompeu-CE (1963-1965) e as tensões que marcaram sua gestão, compreendendo-o enquanto um “coronel de batina” (REIS, 2008). Analisando Atas da Câmara Municipal da cidade e matérias de jornais colhidas no site da Hemeroteca Nacional, atentando para os silêncios, interesses e escolhas que envolvem a produção de documentos oficiais (BACELLAR, 2008) e de impressos (LUCA, 2008), percebemos que sua eleição demarcou uma interessante mudança no cenário político da cidade ao passo em que seu mandato fora marcado pela descoberta de fraude, além de discordâncias com o Legislativo que culminaram em agressões e até mesmo no assassinato de um edil opositor. Para tal, dialogamos com Bernstein (2003), Farias (2012; 2022), Le Goff (1990), Nogueira Júnior (2004), dentre outros.
Publicado
2024-01-08
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).