Educação para todos?
A trajetória histórica de exclusão escolar da população negra e a importância da Lei 10.639/2003 na educação infantil
Palavras-chave:
População negra, Exclusão educacional, Lei 10.639/2003, Educação infantil
Resumo
A história educacional da população negra no Brasil caracterizou-se pela exclusão, discriminação e preconceito. Mesmo após a abolição da escravidão, não foi criada nenhuma lei de amparo educacional para que os filhos dos recém-libertos pudessem frequentar as escolas. Ao longo da história, seguiu uma trajetória de lutas em busca de sua emancipação, mas sempre em condições de desvantagens em relação à população branca. A Lei nº 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica, representou uma conquista histórica da população negra e um avanço no sentido de propor uma educação crítica e antirracista. As crianças negras ainda são as maiores vítimas do preconceito e discriminação racial, daí a importância das escolas trabalharem na perspectiva da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-09
Seção
Dossiê Ensino de História
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).