Trabalhadores negros entre a escravidão e a liberdade
Palavras-chave:
Escravidão, Liberdade, Trabalhadores, Fontes
Resumo
Este artigo aborda a temática dos trabalhadores em escravidão e liberdade (1863-1905), na cidade de Santa Cruz do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul. As fontes a serem utilizadas são o livro de batismo de cativos desta cidade (1863-1873) e uma foto dos trabalhadores da linha férrea de 1905. Objetivo deste trabalho não é fazer uma cobertura ampla do período, dado que não se dispõe de fontes para tal, mas evidenciar que a população negra foi parte da classe trabalhadora local em ambos os períodos históricos, tanto em escravidão, quanto em liberdade. E também demonstrar que é possível trabalhar com essa temática mesmo nos “confins meridionais.”Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-08
Seção
Dossiê: Os mundos do trabalho no Brasil independente
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).