Trabalho produtivo e reprodutivo
Apontamentos feministas acerca do trabalho em O Capital (Livro I)
Palavras-chave:
Trabalho reprodutivo, Feminismo marxista, História das mulheres
Resumo
Esse artigo contrasta minhas leituras de O Capital (Livro I) com leituras de obras dos feminismos marxista, negro e decolonial voltadas ao debate e à articulação das categorias de classe com gênero e raça. As autoras feministas marxistas resgatam os conceitos, a teoria e a metodologia construída por Marx para pensar a opressão feminina e a luta de classes ao lado da “luta dos sexos”, através da teoria da reprodução social e da crítica da divisão sexual do trabalho. Autoras associadas aos feminismos negro e decolonial, por sua vez, apontam para os apagamentos de raça existentes tanto na obra marxiana, como no marxismo e no feminismo.
Publicado
2024-03-08
Seção
Dossiê: Os mundos do trabalho no Brasil independente
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).